Cross Pilates: O que é e quais são os benefícios

Você já pensou em ter os benefícios do pilates e do treinamento funcional em uma só aula? Com o Cross Pilates isso é possível. A modalidade surgiu em 2015, com o objetivo de fortalecer a musculatura e aumentar o equilíbrio. Dessa maneira, o exercício utiliza equipamentos e barras que ajudam a desenvolver três aptidões físicas, que são elas, cardiorrespiratória, musculoesquelética e neuromotora.

A diferença entre o pilates tradicional é que no Cross Pilates o trabalho de resistência é maior. Por isso, exige mais força, equilíbrio e foco, trabalhando o corpo em conjunto.

Como funciona uma aula

Geralmente, as aulas têm duração de 45 minutos e são feitas duas vezes por semana. Para iniciar os movimentos garantindo o bem-estar e evitando lesões, as aulas começam com aquecimento e alongamento.

Os exercícios utilizados incluem: levantar, agachar, correr, puxar e girar. Assim, são feitos em aparelhos como o cadillac, reformer e chair.  Entre os exercícios desenvolvidos estão levantar, agachar, correr, puxar e girar, feitos em aparelhos como cadillac, reformer, barrel e chair.

Além disso, pode ser praticado por qualquer pessoa. Isso porque os movimentos são adaptados levando em conta as habilidades e limitações de cada aluno. 

Leia também: Pilates: Conheça os benefícios para o corpo e a mente

Benefícios

  • Emagrecimento.
  • Aumento da força muscular.
  • Hipertrofia muscular.
  • Resistência.
  • Melhora de gestos desportivos.
  • Redução das dores articulares e musculares.
  • Melhora do condicionamento físico.

Com essa modalidade as pessoas têm um grande gasto calórico e energético. Portanto, quando combinado com uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) balanceada, pode contribuir com a queima de calorias.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo