Crepioca e tapioca: Entenda a diferença e como prepará-las

A crepioca e a tapioca são ambas saborosas, mas possuem uma diferença quanto ao modo de preparo. A crepioca, diferentemente da tapioca, leva ovo em seu preparo. Por isso, é uma melhor fonte de proteína. No entanto, ambas utilizam goma (ou farinha) de tapioca.

Crepioca x tapioca

A crepioca é a mistura entre o crepe e a tapioca. Portanto, é feita com a fécula da mandioca, assim como a tapioca, mas também conta com a adição de ovo, o que resulta em uma massa mais espessa.

crepioca

Já a tapioca é feita utilizando somente a fécula extraída da mandioca (polvilho doce), a qual é mais conhecida como goma ou farinha de tapioca. A tapioca é muito popular principalmente no Norte e no Nordeste do Brasil. Ainda, não contém glúten, por isso, pode ser consumida por celíacos e intolerantes ao glúten.

tapioca

Apesar da diferença em seu modo de preparo, tanto a crepioca quanto a tapioca podem ser recheadas à gosto.

Leia também: Café da manhã sem pão: Confira substituições

Quer emagrecer? Troque tapioca por crepioca

Tapioca é rica em carboidratos e pobre em proteínas e fibras – não muito diferente de uma unidade de pão francês. Isso torna a crepioca uma opção mais saudável e menos calórica. Em vez cinco colheres de goma, é possível usar apenas uma e complementá-la com dois ovos. Porém, de nada adianta essa substituição se o recheio for uma escolha cheia de gorduras ou se forem utilizados alimentos processados. Escolha algo levinho para acompanhá-la, como folhas e vegetais. 

Como preparar a crepioca

Os ingredientes necessários para o preparo da crepioca são:

Modo de preparo

A princípio, misture todos os ingredientes. Em seguida, despeje a mistura em uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Por fim, quando a parte de baixo se soltar da frigideira, vire a crepioca e deixe cozinhar o outro lado. Assim, ela já poderá ser servida. Tempere e recheie à gosto.

Confira aqui a tabela nutricional da crepioca.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo