Crenças Limitantes: O que são e como mudá-las

Com o passar do tempo, desenvolvemos ideias e pensamentos que por mais que sejam visões equivocadas da realidade, acabam se tornando uma verdade absoluta em nossa vida, o que chamamos de crenças limitantes. Isso porque somos influenciados pelas pessoas que convivemos e pelas situações que vivenciamos durante o dia a dia.

As crenças limitantes nos sabotam e podem gerar pensamentos automáticos e distorcido, ajudando a manter um ciclo vicioso. Por mais que não sejam reais, essas crenças se tornam realidade. Por exemplo, se você crê que a vida é difícil, ela se tornará difícil.

Quando somos submetidos a experiências ruins, especialmente na infância, geralmente criamos uma imagem mental negativa sobre nós mesmos e outras pessoas. Se o pai diz ao filho que ele é incapaz, por exemplo, isso irá sabotar sua autoestima, tornando-o mais inseguro.

Dessa maneira, as crenças podem limitar a rotina e criar obstáculos para o desenvolvimento pessoal. 

comer bem e cuidar da mente

Tipos de crenças limitantes

  • Hereditárias: São crenças adquiridas desde a infância, principalmente com a própria família, na qual o indivíduo escutar frases como por exemplo “você não é capaz”, “se continuar assim ninguém vai gostar de você”.
  • Pessoais: Pessoas que crescem ouvindo críticas na maioria das vezes tem dificuldades em acreditar que são capazes de alcançar o sucesso. Dessa maneira, sentem-se sempre desqualificados no trabalho, estudos, entre outros.
  • Desculpas: Se limitam a desculpas para não realizar qualquer atividade, como “não consigo fazer ginástica porque não tenho tempo”. 
  • Medo: Neste tipo de crença, o indivíduo diz que não gosta de comemorar aniversário, por exemplo, mas no fundo tem medo de planejar o evento e ninguém aparecer. 
  • Sociais: Referem-se às crenças criadas pela sociedade, como: “o mundo é muito perigoso”, “a sociedade só vai te aceitar se você for magro”, entre outros.
  • Lógica equivocada: Quando alguém generaliza pensando que porque algo deu errado em algum momento, aquilo sempre vai acontecer. 

Leia também: Desenvolvimento pessoal: O que é e como alcançá-lo

Como superar

Para superar as crenças limitantes é essencial perceber que necessita de auxílio, optando pela psicoterapia. Durante as sessões, paciente irá reconhecer suas próprias crenças e o psicoterapeuta o ajudará a entender que são apenas ideias e não um fato. 

Leia também: Insegurança emocional: O que é e como driblá-la

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo