Cranberry: Benefícios e propriedades da fruta

Cranberry é uma frutinha vermelha, pequena, cheia de benefícios e que vem ganhando espaço no Brasil. Você talvez a conheça pelo nome oxicoco, e já tenha escutado que ela é uma poderosa aliada no combate à infecção urinária. 

Congelada, seca ou na forma de suco, há boas razões para você incluir o consumo dessa fruta vermelha no seu dia a dia o ano inteiro. 

Quais são suas propriedades?

É rico em vitaminas A, C, E e K, bem como potássio, fósforo, magnésio, cálcio, fibras, zinco e vitaminas como niacina e riboflavina. Também, contém flavonoides, polifenóis, além de ser fonte de ácido salicílico e substâncias antioxidantes. Da mesma maneira, possui proantocianidina, substância mais potente do que a vitamina E.

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Diminui o risco de doenças cardíacas

Uma nova pesquisa, apresentada na última Conferência de Pesquisa em Saúde Cranberry, em Wisconsin, Estados Unidos, apontou que ela evita doenças cardíacas. Assim, a fruta é rica em polifenol, um antioxidante poderoso que melhora a circulação do sangue, a função renal e hormonal e a eliminação de impurezas do corpo. 

O estudo foi feito com 10 homens saudáveis, com idade entre 18 e 40 anos, que tomaram aproximadamente dois copos de suco de cranberry com diferentes concentrações da fruta. Portanto, para detectar quaisquer alterações, os pesquisadores coletaram amostras de sangue e urina no início do estudo, e nas horas seguintes. Com isso, o material apresentou melhorias no fluxo sanguíneo desses homens. Desse modo, os que tomaram bebidas com apenas 25 a 27% de suco de cranberry tiveram um efeito positivo. 

Reforça o sistema imunológico

O benefício foi comprovado pela Universidade Maryland Medical Center, nos Estados Unidos. Mérito da vitamina C, presente em alta concentração na fruta. Também, uma outra pesquisa, dessa vez da Universidade de Manseau, no Canadá, mostrou o potencial dos fitoquímicos do cranberry (entre eles as antocianidinas) na modulação de radicais livres altamente lesivos, prevenindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. 

Freia a resistência a antibióticos

Em uma pesquisa da Universidade McGill, no Canadá, os especialistas selecionaram bactérias responsáveis ​​por infecções do trato urinário, pneumonia e gastroenterite. Por outro lado, quando as bactérias são tratadas com antibióticos, elas tipicamente se tornam resistentes a seus efeitos. Mas, neste experimento, os cientistas descobriram que a adição de extrato de cranberry impedia a resistência de se desenvolver.

Portanto, a descoberta é significativa, já que o uso excessivo de antibióticos levou a infecções que são mais difíceis de tratar em humanos.

É anti-inflamatório e repleto de antioxidantes

Análises mostram que as pessoas que consomem cranberries têm níveis mais baixos de proteína C-reativa, um marcador sanguíneo de inflamação, que é um conhecido gatilho do envelhecimento precoce e  doenças crônicas.

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Blinda o corpo contra doenças

Há evidências de que o suco de cranberry protege a saúde do coração ao reduzir o colesterol ruim e a resistência à insulina. Da mesma forma, compostos da fruta ainda ajudam a retardar o crescimento de tumores, incluindo células cancerosas da mama, cólon, pulmão e próstata.

Mantém o intestino saudável

O consumo desse alimento pode criar uma mudança positiva nas bactérias intestinais benéficas associadas à imunidade, humor e saúde digestiva. Além disso, é rica em fibras, o que ajuda a prevenir a constipação.

Combate a infecção urinária

Você provavelmente já ouviu falar que cranberry ajuda a prevenir e tratar infecções do trato urinário. Isso é verdade. Assim, a fruta age interferindo na capacidade das bactérias penetrarem nas paredes do canal da urina. Dessa forma, esse mesmo tipo de defesa natural também acontece no estômago para evitar úlceras. 

Receita de suco de cranberry

Essa é uma das formas mais populares de consumir o cranberry e prepará-la é bem simples. Para fazer o suco de cranberry é preciso de:

  • 200 g de polpa de cranberry;
  • 2 xícaras (chá) de água;
  • ½ xícara (chá) de açúcar (opcional).

Modo de preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes e está pronto para consumir. Porém, atente-se apenas na quantidade diária a se ingerir, que deve estar entre 200 ml a 480 ml por dia.

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Revisado por

Nutricionista Vanessa Losano
Vanessa Losano
Nutricionista e coach de emagrecimento
CRN3 34283

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