Correr à noite: Veja dicas para se manter seguro

Há quem prefira praticar exercícios físicos logo pela manhã, assim que o dia começa. Da mesma maneira, muitos optam por treinar ou até correr à noite. Seja por não ter tempo por conta da rotina, por escolher ter mais horas de sono ou simplesmente por gostar.

Contudo, para os corredores noturnos que costumam praticar a modalidade ao ar livre, é necessário estar sempre atento a obstáculos que possam colocar a segurança em risco, como fluxo de veículos, lugares escuros e buracos. Portanto, veja as dicas abaixo para você correr à noite com atenção e segurança.

Não corra sozinho

Correr à noite sozinho pode ser perigoso por diversos motivos, como assaltos e pouca visibilidade. Pensando nisso, crie um grupo com colegas que também gostam de treinar durante a noite. 

Existem opções de grupos de corrida na qual você pode se encaixar. Assim, é possível conhecer gente nova e ter a orientação de um profissional que irá conduzi-los para ter um melhor desempenho.

Leia também: Erros que tornam a caminhada menos efetiva

Fique de olho na previsão do tempo

É importante verificar a previsão do tempo. Se você optar por correr em dias chuvosos, prepare-se com os equipamentos adequados para evitar possíveis acidentes, pois as superfícies costumam ficar escorregadias. 

Mantenha-se hidratado

Estar atento à hidratação também é fundamental. Afinal, mesmo com a falta de sol, não se hidratar antes, durante e depois de qualquer exercício físico traz diversos malefícios para a saúde, como desmaios e fadiga, além de reduzir o desempenho.

Leia também: Exercícios que vão melhorar seu desempenho na corrida

Desse modo, na corrida não é diferente, hidrate-se durante o dia e ao sair para correr, lembre-se de levar uma garrafa para beber água durante as pausas.  

Corra com roupas chamativas

As roupas também são pontos importantes durante a corrida para que os motoristas possam te enxergar. Sendo assim, busque treinar com peças claras e chamativas – de preferência coloridas fluorescentes – e com detalhes refletivos que brilham ao receber luz. 

Leve o celular ao correr à noite

Levar o celular para a corrida vai muito além de tirar fotos para registrar o momento. Estar com o seu aparelho no bolso pode ser uma ótima alternativa de segurança.

Certifique-se de utilizar aplicativos de rastreamento GPS e compartilhe sua localização com familiares ou amigos. Além disso, sempre mantenha o celular com a bateria carregada.

Leia também: Power walking: O que é, benefícios e como fazer

Corra na contramão

Correr na contramão é uma das dicas mais importantes para seguir. Quando carros correm na direção contrária à sua, é possível evitar acidentes por falta de visibilidade e você tem mais facilidade de desviar de algum veículo que venha em sua direção. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo