fbpx

Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

O novo coronavírus tem assustado os brasileiros. E, até a manhã desta sexta-feira, 27 de março, mais de 2900 casos foram confirmados no país, além de 77 mortes.

Mas, ao contrário do que muita gente acredita, o coronavírus não é exatamente uma novidade. Ele pertence a uma grande família de vírus que são conhecidos desde meados dos anos 1960. Ou seja, existem inúmeras variantes do vírus que podem causar desde simples resfriados até graves problemas respiratórios. Assim, a versão atual trata-se, na verdade, do 2019-nCoV, que teve seu primeiro caso  identificado na cidade de Wuhan, na China, no final de 2019. 

Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que 80% dos casos são leves e apresentam sintomas parecidos com o da gripe comum. Crianças não são, até o momento, as principais vítimas da COVID-19. Porém, idosos com doenças crônicas são os mais afetados. Mas, há alguma coisa que possamos fazer para nos prevenir do coronavírus?

Coronavírus e saúde mental

É possível aprender a controlar os níveis de ansiedade e incerteza causados pelas notícias constantes sobre o coronavírus. Com isso, cultivar maior autoconsciência, por exemplo, pode ajudar. Sendo assim, podemos começar reconhecendo que – como muitas coisas na vida – o estresse diminui, flui e passa.

Coronavírus e home office: Trabalhar em casa durante a quarentena

coronavírus

Sabemos que nem todos têm o costume de trabalhar em casa. E, em tempos de coronavírus, algumas empresas adotaram esse estilo de trabalho como uma medida preventiva para barrar o vírus. Embora o home office tenha suas vantagens, isso pode se tornar difícil para quem não tem disciplina ou até um espaço adequado. Além disso, aparecem distrações como o volume alto da TV, vizinhos fazendo barulho e crianças correndo.

Há quem prefira trabalhar em casa, especialmente para estabelecer um equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal. Afinal, existe a possibilidade dormir mais por não ser necessário se deslocar, ter mais privacidade e, claro, poder ficar com a família. No entanto, outros acabam simplesmente aumentando os níveis de estresse em um cenário como esse.

Exercícios em casa: Manter-se em movimento é fundamental

coronavírus

Há muitas razões pelas quais você pode evitar a academia e escolher malhar em casa. Pode haver uma doença se espalhando e você não tem certeza se é seguro ir à academia, como o caso do novo coronavírus. Mas, você pode também querer economizar dinheiro ou desejar a conveniência de não precisar se deslocar. Portanto, treinar em casa é sempre uma escolha fácil.

No entanto, o difícil é descobrir o que fazer. Como você configura um treino eficaz? O que você faz se não tiver muito equipamento ou espaço? Vem saber:

Imunidade

coronavírus

A alimentação balanceada e saudável é a opção para tudo que diz respeito a uma resposta nutricional adequada do organismo humano e, consequentemente, ao equilíbrio de todas as funções dos sistemas do corpo humano, incluindo o imunológico. 

Em outras palavras, uma pessoa bem nutrida, com base em uma alimentação balanceada e saudável, é menos suscetível a desenvolver doenças e com melhor resposta às agressões externas. Por exemplo, no combate às infecções.

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.