Coronafobia: Entenda os efeitos da pandemia na saúde mental

A pandemia por conta do Covid-19 vem afetando a saúde mental das pessoas. E o medo é um dos sentimentos mais presentes durante esse período. Contudo, quando ele se torna excessivo, pode ser algo além: a coronafobia. Especialmente em situações de isolamento social como a que estamos vivendo, a saúde mental é afetada de forma negativa. Em alguns casos, o indivíduo pode apresentar depressão, ansiedade ou até mesmo manifestações psicóticas.

O termo “coronafobia” diz respeito ao medo e preocupação extrema de pegar o coronavírus. Também se refere ao impacto psicológico e aos danos causados por esta doença.

comer bem e cuidar da mente

Em primeiro lugar, a fobia é o medo exagerado a algo ou alguém, e a pessoa acredita em outra realidade. Assim, surgem sentimentos de angústia e ansiedade. Ou seja, é um medo que vai muito além do normal. 

Sintomas da coronafobia

Reconhecer este tipo de fobia não é fácil. Portanto, veja os principais sintomas:

  • Grande preocupação em contrair o vírus;
  • Ir ao médico diversas vezes por achar que está doente;
  • Evitar locais e situações públicas. Por exemplo, faltar em uma entrevista de emprego;
  • Ansiedade, tremores, batimentos cardíacos acelerados;
  • Lavar as mãos com frequência e checar os sinais vitais sempre que possível;
  • Acreditar que irá morrer se contrair o vírus.

Leia também: Saúde mental na pandemia e relação com imunidade

O que dizem os especialistas

Para entender melhor o impacto do coronavírus na saúde mental das pessoas, diversas pesquisas foram feitas.

A National Public Radio, por exemplo, publicou um estudo que contou com a participação de 880 adultos. Assim, os resultados mostraram que 66% dos entrevistados consideravam o vírus realmente uma ameaça e 56% estavam muito preocupados.

Além disso, outro estudo feito na Universidade da Pensilvânia mostrou que as mulheres relatam mais ansiedade do que os homens durante a pandemia.

Por fim, a meditação é uma ótima forma de relaxar e deixar os pensamentos estressantes de lado. Ela é um conjunto de técnicas de concentração com o objetivo de alcançar a plenitude mental e emocional. 

Dessa forma, organize algum momento do seu dia para meditar, nem que seja por 20 minutos. Você pode optar por aplicativos ou vídeos de meditação que podem ajudar durante a pandemia.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo