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Outras coisas para contar que não são calorias

Muitas pessoas contam calorias como para emagrecer ou escolher o que ingerir. Mas, há coisas igualmente importantes quando o assunto é uma alimentação mais saudável e que promova a perda de peso.

Sabemos que é o déficit calórico que levará a perda de peso. Ou seja, é preciso gastar mais calorias do que se ingere para emagrecer. Entretanto, são os nutrientes que você consome que o manterão saudável, energizado e, basicamente, vivo. Portanto, eles devem ser sempre prioridade.

Para se ter uma ideia: 100 calorias de quinoa e 100 calorias de refrigerante. Certamente, seu corpo não reagirá a elas da mesma maneira, ainda que se trate do mesmo valor calórico. Isso, pois os nutrientes presentes em cada um desses alimentos são muito diferentes. Logo, nem todas as calorias são iguais.

Em suma, ingestão calórica é a chave do balanço energético. Porém, quando o foco está principalmente nas calorias, é fácil esquecer do que é mais importante: a saúde.

Com isso, no método de contagem de calorias é muito fácil fazer escolhas alimentares pouco inteligentes, visto que a prioridade deixa de ser o nutriente da comida e passa a ser o teor calórico que ele tem.

O que você pode contar em vez de calorias

Quando nos encontramos determinados a emagrecer, queremos ter tudo sob controle. Dessa forma, é benéfico manter algum tipo de contagem, desde que isso seja feito de forma saudável – física e, especialmente, mentalmente. 

Você pode contar suas calorias gastas durante a atividade física, por exemplo

Assim, é recomendado contar, por exemplo:

Leia também: Como usar a alimentação intuitiva para emagrecer

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo