Como ser uma boa companhia durante a quarentena

Estar em quarentena por dias, semanas ou até meses está deixando as pessoas cada vez mais estressadas e ansiosas. Assim, a convivência pode piorar devido ao maior tempo que passamos juntos, o que leva a frustrações e discussões frequentes. Por isso, é fundamental saber como ser uma boa companhia para quem está ao seu redor em tempos de isolamento.

Dessa maneira, entender que a tensão é inevitável pode nos ajudar a tomar medidas conscientes para diminuir o estresse causado pela quarentena. Portanto, siga estas recomendações para viver melhor por longos períodos de quarentena com quem você mora. 

Estabeleça regras básicas

Estabeleça regras sobre como e quando dividir e usar seu espaço. Por exemplo, se você gosta de tomar seu café e checar suas mensagens sozinho, os outros devem deixá-lo ter esse tempo. 

Leia mais em: Como praticar a empatia durante a pandemia do Coronavírus

É importante criar um planejamento para o dia, designar determinadas horas para usar a cozinha, trabalhar e/ou passar um tempo sozinho e o período em que você passará algum tempo junto com os outros.

Pratique ainda mais a paciência

Os níveis de estresse são mais altos do que o normal por estarmos vivendo uma pandemia. Então, exercitar a paciência se torna cada vez mais difícil e, portanto, ainda mais importante.

Em uma conversa, você pode usar frases como “eu concordo com você”, “eu entendo seu ponto de vista” “respeito seu espaço e privacidade, respeite o meu também”. Além disso, dê espaço um ao outro para ajudar a acalmar a mente e os sentidos.

Tente ficar mais quieto

Se você for uma pessoa falante, tente respeitar o espaço das pessoas ficando mais quieto. Em quarentena ou não, mostre respeito ao outro, entendendo que ele pode não sentir a necessidade de fazer parte de sua atividade no momento. Tente fazer as coisas de maneira silenciosa, como ler um livro, trabalhar ou ouvir música com fones de ouvido.

Seja útil

As tarefas diárias se acumulam mesmo quando passamos mais tempo em casa. Às vezes, há ainda mais atividades a serem resolvidas, como preparar refeições, lavar a louça e tirar o lixo. Assim, o trabalho doméstico normalmente pode ser fonte de discussões, sobre quem vai realizá-lo ou não.

Dito isso, é importante ser útil e não esperar que a outra pessoa tome conta das tarefas sozinha. Participar dessas atividades aliviará a pressão de outras pessoas em sua casa, o que ajuda a reduzir o estresse e melhorar a convivência.

Passar um tempo juntos

Embora seja importante reservar um tempo para passar longe, também é fundamental conseguir um tempo para passar intencionalmente juntos. Pode ser algumas horas no final do dia e/ou no intervalo para o almoço.

Passar um tempo juntos como casal, amigos ou em família pode ajudar todos a manter uma perspectiva mais realista durante esse período estressante.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo