Dicas de como potencializar o treino para atingir resultados

Seja para perder peso ou ganhar músculos, os benefícios do exercício físico para a saúde mental e física são diversos. No entanto, você pode não estar vendo os resultados desejados mesmo treinando de três a cinco vezes por semana, bebendo água e mantendo uma alimentação saudável. Por isso, para obter os resultados mais rapidamente, é necessário potencializar o seu treino.

Assim, para potencializar o seu treino e elevar o seu nível de aptidão física, veja algumas dicas:

Planeje o treino

Planejar o treino é essencial para não pular nenhum exercício. Portanto, pegue uma caneta e papel e anote todos os exercícios da sua rotina. A cada semana, liste os horários e quantidades de peso ao lado de cada atividade. Com isso, você poderá registrar em quais exercícios está melhorando e em quais precisa gastar mais tempo.

Ter um planejamento antes de ir para a academia promoverá um treino mais rápido e eficiente.

Faça algo que gosta

Por mais que pareça óbvio para algumas pessoas, treinar o que você realmente gosta irá ajudar a alcançar os objetivos. Isso porque é mais provável que você se esforce mais e mantenha sua rotina de forma mais consistente. 

Ouça música

Quem não se sente mais animado treinando com sua música favorita de fundo? A música traz diversos benefícios para o corpo e mente, aumenta os níveis de serotonina e dopamina no corpo, hormônios que promovem a recuperação . Além disso, pode ajudar sua pressão arterial e frequência cardíaca a voltar ao normal e a recuperação acontecer o mais rápido possível.

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Aqueça o corpo com alongamentos

Os alongamentos são um componente fundamental em qualquer aquecimento. Opte pelo alongamento dinâmico, que envolve diversos movimentos.

Um aquecimento dinâmico aumenta gradualmente a temperatura do corpo e os batimentos cardíacos, o que aquece os músculos e os prepara para qualquer exercício. Ademais, também ajuda a melhorar sua amplitude de movimento, para que você possa se aprofundar mais ainda em cada exercício e obter os melhores resultados.

Faça intervalos

Fazer intervalos durante um exercício de alta intensidade irá proporcionar mais benefícios cardiovasculares e de perda de gordura do que qualquer outro exercício. Então, para queimar calorias semelhantes, realize o máximo de repetições possíveis por 20 segundos, descanse por 10 segundos e repita por um total de quatro minutos. Descanse um minuto e repita por um total de quatro rodadas.

Beba água

Quando nos exercitamos, a taxa de transpiração aumenta e perdemos, em média, de 1 a 2 litros de líquidos por hora de atividades físicas. Desse modo, quando ocorre a perda de líquidos e a transpiração não é compensada, há um desequilíbrio na regulação da temperatura,  o que leva à diminuição do rendimento e ao surgimento de problemas para a saúde, como a desidratação.

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Inclua variedade no seu treino

O fortalecimento muscular vai além de uma corrida, deve incluir pesos livres, equipamentos de resistência ou halteres. Você também pode acrescentar na sua rotina de exercícios: alongamento, flexibilidade, equilíbrio e postura suficientes (como por exemplo, pilates, Tai Chi ou yoga), para garantir que a força muscular que você ganha não faça com que suas articulações fiquem muito tensas e rígidas.

Coma proteína antes de dormir

A proteína é uma ótima opção para ajudar seus músculos a se recuperarem após um treino, mas a ingestão não deve ser apenas durante o dia. Segundo uma pesquisa da Universidade de Maastricht, na Holanda, ao comer um lanche noturno rico em caseína, uma proteína de digestão lenta, você mantém as taxas de síntese de aminoácidos e proteínas musculares elevadas durante toda a noite.

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Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo