Dicas de como organizar a rotina para ter tempo para treinar

A prática de atividades físicas é extremamente importante para a saúde física e mental. Para obter todos os benefícios dos exercícios, especialistas recomendam 30 minutos de treino cinco vezes por semana. No entanto, com a rotina agitada e a falta de tempo, o movimento dá lugar ao sedentarismo.

Mas, você já se perguntou se está realmente sabendo aproveitar seu tempo? Reorganizar a rotina e encontrar uma brecha para cuidar do corpo pode ser uma tarefa difícil. Porém, com algumas dicas simples você pode conciliar as atividades diárias com o treino. 

Monte um cronograma

Montar um cronograma é fundamental se você passa a maior parte do dia ocupado. Desse modo, com uma planilha ou uma agenda, é possível estabelecer os horários para cada um dos itens da sua agenda. 

Determine um horário específico para cada atividade e qual será a duração. Para os exercícios físicos, é importante levar em consideração o deslocamento, alimentação, banho, entre outros. Assim você irá organizar melhor o seu dia a dia.

Escolha algo que você goste

Escolha uma atividade física que seja prazerosa, pois caso contrário você não conseguirá mantê-la a longo prazo. Mesmo que seja apenas uma caminhada, o importante é se movimentar.

Leia também: Como começar uma rotina fitness para treinar sempre

Estabeleça prioridades

Esquecer as principais prioridades na vida é  comum. Entretanto, ao focar apenas no trabalho, por exemplo, a importância do cuidado com a saúde acaba sendo esquecida.

Cuidar da saúde deve ser prioridade na vida de todos. Dito isso, quando praticar uma atividade física torna-se uma prioridade, sempre haverá tempo na sua agenda.

Leia também: Dicas de como potencializar o treino para atingir resultados

Utilize as horas vagas

Você já parou para pensar quanto tempo perde no celular, especificamente nas redes sociais? Ao somar as horas vagas perdidas durante o dia, é possível ter um período onde poderia ser utilizado para praticar exercícios físicos.

Portanto, analise seu tempo, focando no que é produtivo ou não. Com pequenas mudanças você terá grandes resultados.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo