Como organizar o quarto a favor da sua saúde mental

Como você organiza o seu quarto? A maior parte de ser saudável é se cercar de coisas que fazem você se sentir bem. Juntamente com outras áreas como a alimentação, exercícios, relacionamentos e carreira, o ambiente doméstico desempenha um papel enorme na maneira como você se sente. 

É importante criar energia positiva, começando por onde você acorda e dorme todos os dias. 

A maneira como decora, as coisas que guarda nos armários e prateleiras e como organiza o quarto são importantes para a saúde e felicidade. Veja algumas dicas simples: 

Personalize

Pendure fotos de familiares e amigos e exiba itens de decoração que tenham significado. Adicionar coisas ao espaço que trazem uma lembrança à mente e um sorriso no rosto é uma ótima maneira de melhorar o humor e fazer você se sentir verdadeiramente em casa.

Inspire-se

Escolha cores, objetos e decorações que fazem você se sentir inspirado e que realcem a criatividade. Adicione peças que o motivem, como citações inspiradoras ou um quadro que expresse paixões e propósito. Essas são maneiras poderosas de colocar sua visão em ação para alcançar seus objetivos.

Adicione toques da natureza

Plantas são a maneira perfeita de obter vibrações da natureza dentro de casa. Encha o quarto com folhas e ervas que não apenas sejam bonitas, mas também que tornem o ar mais limpo. Há uma variedade de espécies que requerem manutenção mínima e não precisam de cuidados constantes, como as suculentas.

Deixe a luz entrar

A luz natural não é apenas um estimulante instantâneo do humor, mas também pode ser benéfica para a conta bancária. Ela reduz os custos de energia com iluminação atificial e economiza dinheiro. Permita que a luz entre no quarto para ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, além aumentar o sistema imunológico naturalmente.

Crie um ambiente aconchegante

Não há sensação melhor do que voltar para casa após um dia estressante para relaxar, colocar os pés para cima e deixar de lado tudo o que está criando tensão no corpo. Tornar o espaço aconchegante e confortável é uma parte importante de fazer uma casa parecer um lar e, finalmente, permitir que a tensão seja liberada. O quarto deve ser um lugar onde o relaxamento é natural, incluindo cobertores, lençóis, travesseiros e toques confortáveis ​​que fazem sentir que uma dose extra de calma é vital.

Elimine a bagunça

A desordem pode causar superestimulação e estresse desnecessário. Pode tornar o quarto perturbador e fazer você se sentir sobrecarregado. Em vez de criar uma ansiedade evitável, reserve um tempo para organizar a casa e reorganizar as coisas que estavam na mente. Se você não é fã de limpeza, contrate uma empresa ou pessoa que o ajude a organizar sua vida e a tirar o peso da bagunça dos ombros.

Aposte na aromaterapia

Personalize o cheiro do quarto para criar um ambiente confortável e revigorante. A aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual. Através do olfato, as propriedades de cada óleo chegam ao sistema nervoso, que responde pelas emoções, estimulando o cérebro a iniciar ou inibir a produção de hormônios e secreções. 

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.