Como melhorar o humor durante a pandemia de coronavírus

Permanecer positivo em meio à pandemia por conta novo coronavírus pode parecer impossível – até mesmo para pessoas otimistas. Em meio ao excesso de informações e a preocupação com entes queridos ou com o futuro, o estresse e ansiedade aumentam. Com isso, melhorar o humor é uma tarefa fácil.

Mas a boa notícia é que existem maneiras de como melhorar o humor, mesmo frente ao cenário atual. Assim, com apenas algumas práticas, é possível manter a mente estável até a rotina voltar ao normal.

Leia também: O poder da afirmação para a saúde mental na pandemia

Pense no que o fez feliz antes de tudo isso

Lembrar da sua rotina normal antes da pandemia e questionar o que trouxe alegria pode ser útil. Pode incluir passar mais tempo com a família, praticar atividade física ou meditar, por exemplo. 

Leia mais em: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Dessa forma, depois de identificar o que o fez feliz, planeje fazer mais. Se você gostava de treinar, use meia hora do seu dia para praticar exercícios físicos e não abandone a rotina fitness. Pense no que gostava de fazer e continue fazendo.

Lembre-se de tudo pelo que tem a agradecer

Se você passar algum tempo assistindo TV ou navegando pela internet, provavelmente verá um excesso de notícias ruins. Portanto, é necessário ter limite e tentar equilibrar a escala de notícias positivas e negativas.

Para isso, recomendado é você desligar um pouco do noticiário e, em vez disso, usar algum aplicativo ou diário para registrar três coisas pelas quais você agradece todos os dias. Procure reler as anotações sempre que necessário.

Cuide de você mesmo

Estar em quarentena pode causar um sentimento de irritação por fazer exatamente a mesma coisa dia após dia, especialmente de manhã.

Uma boa maneira de combater essa sensação e melhorar o humor é tentar algo novo, como uma receita diferente para o café da manhã, um banho mais demorado em vez de uma ducha normal de 15 minutos, para começar o dia com uma perspectiva positiva. Além disso, você também pode optar por um despertar mais consciente, iniciando o dia com uma meditação matinal.

Use qualquer energia reprimida para a criatividade

Fazer algo criativo realmente pode ajudá-lo nesse período preocupante, além de trazer distração e a possibilidade de aprender uma nova habilidade. Então, se você pretende aprender a tricotar, por exemplo, veja alguma videoaula. Ou, quem sabe, vale começar a trabalhar naquele livro de colorir que você ganhou de presente. 

Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo