Saiba como escolher o peso ideal dos halteres

Ter resistência extra na forma de pesos, como os halteres, é uma maneira eficiente de aumentar a densidade muscular e manter o corpo funcionando de uma maneira plena. Contudo, escolher o peso ideal dos halteres pode ser uma tarefa difícil, especialmente se você é iniciante no mundo fitness

Para descobrir qual será o peso ideal dos halteres, você deve considerar os tipos de exercícios que irá realizar. Os movimentos com halteres geralmente são mais instáveis que os feitos em aparelhos, o que traz um risco maior de lesões. Assim, em vez de ter como referência o peso da máquina ou supino, opte por um haltere que possui um peso 20% menor. Por exemplo, se você faz agachamento com um equipamento de 61kg, precisará de um par de halteres de 22 kg, que tem 20% menos em peso total.

Se você está começando a treinar agora, o ideal é escolher halteres que pesam entre 2 kg e 5 kg, pois essa é a quantidade razoável de peso para as pessoas se exercitarem.

Leia também: Treinamento funcional: O que é e como fazer

Dessa maneira, se você é experiente na prática de exercícios físicos, aumente o peso quando se familiarizar com movimentos fáceis após 15 a 20 repetições. Portanto, aumente em não mais que 5% a 10% a cada poucas semana.

Considere seus objetivos de treinamento

Os objetivos de treinamento são essenciais na busca pelo tamanho dos pesos a serem usados ​​e comprados – especialmente se você quer comprar apenas um par.

Caso você esteja buscando força e desenvolvimento muscular, faça 1 a 3 séries de 5 a 8 repetições. Mas, se você está treinando para ganhar resistência e tônus muscular, faça 1 a 3 séries de 15 a 20 repetições. Os halteres mais leves são ideais para este intervalo de repetições.

Leia também: Sem halteres? Tente essas alternativas na hora de treinar em casa

Além disso, é fundamental considerar também os músculos que você quer desenvolver e treinar. Se o seu objetivo é melhorar a força na parte superior do corpo, você provavelmente não precisará de um haltere de 30 kg.

Leia também: Elásticos para malhar: Conheça o mini band

Pesos de orientação

  • Se você é iniciante e não conhece os exercícios: use halteres de 2 a 10 kg.
  • Caso tenha força de base e costuma treinar cardio e peso corporal regularmente: use halteres de 4 a 10 kg.
  • Quem já pode agachar com seu próprio peso corporal: use halteres de 6 a 10 kg.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo