Como emagrecer na quarentena: A melhor dieta nesse momento

Perder peso nunca é uma tarefa fácil, e o cenário pode se complicar ainda mais durante o isolamento social. Como emagrecer na quarentena com a falta de rotina, a ansiedade e a vontade de beliscar o tempo todo? 

Mas, muito além da aparência, o sobrepeso tem se mostrado um grande vilão para a saúde, inclusive em relação ao COVID-19. Assim, segundo ciência, pessoas que estão acima do peso podem desenvolver as formas mais graves da infecção. 

Portanto, o momento é ideal para adotar hábitos mais saudáveis e seguir uma alimentação equilibrada, seja para aumentar a imunidade ou diminuir os ponteiros da balança. 

Logo, é mais do que possível, com algumas adaptações, emagrecer na quarentena. 

Emagrecer na quarentena: Qual dieta seguir

Segundo a nutricionista Vanessa Losano, de São Paulo, a melhor dieta é aquela que você consegue seguir. É o momento de se cuidar, mas sem estresse. Assim, evitar frituras e industrializados e priorizar frutas, vegetais e grão integrais é sempre uma boa estratégia, especialmente agora. 

Pensando nisso, uma dieta low carb não muito severa  (40% de carboidratos) pode ser um dos estilos alimentares indicados para quem deseja emagrecer na quarentena, mas sem abrir mão da saúde. 

Leia também: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta low carb

Como funciona

Menos carboidratos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta da dieta low carb para equilibrar a alimentação. Para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido diariamente.

A dieta é segura. Mas, como toda dieta ou reeducação alimentar, a low carb deve ser feita sob a orientação e o acompanhamento de profissionais.

Leia também: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo
Jornalista, editora sênior de nutrição, saúde e bem-estar.