fbpx

Como animais de estimação melhoram a saúde do corpo e mente

Ter animais de estimação traz alegria tanto para o dono quanto para os amigos e família. Uma nova companhia que irá proporcionar uma melhora na autoestima, reduz a solidão, e a maior interação social. 

Além disso, os pets também são ótimos para o tratamento em doenças de crianças e adultos, em patologias que podem ser físicas, psicológicas ou cognitivas. Um exemplo disso é o cão guia, que auxilia pessoas cegas a caminharem nas ruas, e em qualquer lugar.

Os animais podem ser bons para a saúde mental?

A resposta é sim. Muitas pesquisas associam a posse dos animais de estimação à uma saúde melhor. Um estudo populacional sueco descobriu em larga escala que os donos de cães têm menores riscos em contrair doenças cardíacas, por exemplo. Saiba quais são alguns desses benefícios:  

  • Pets diminuem a depressão:  Normalmente, quando as pessoas passam o dia todo com seus animais de estimação, elas passam a produzir mais hormônios como a ocitocina, prolactina e a serotonina, mais conhecidos por melhorarem o humor. Essa convivência pode reduzir depressão, ansiedade e solidão.
  • Diminui o risco de alergia para crianças: Ao contrário do pensamento de muitos, segundo um estudo na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, ter bicho de estimação pode reduzir esse risco em 33%. As crianças se apegam a eles, e com isso desenvolvem sistema imunológico mais forte.
  • Faz bem para o coração: Animais de estimação costumam passar muito amor para seus donos, e além disso também ajudam o coração a funcionar melhor. Segundo pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, a convivência com os pets podem diminuir os riscos de colesterol, altos níveis triglicérides, e ajudam na pressão sanguínea. Consequentemente, ajudam a prevenir ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares. 
  • Cachorros podem detectar câncer: É isso mesmo! Cães podem auxiliar seus donos e médicos na descoberta do câncer em diversas regiões do corpo, como a pele, bexiga, pulmão, mama. Geralmente, os cachorros são treinados, e o diagnóstico é feito enquanto eles farejam o local específico.

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Elimine até 7kgs em apenas 6 semanas!

 
 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo