Comida congelada é saudável? Descubra

Alimentação Bem-estar
22 de Maio, 2020
Comida congelada é saudável? Descubra

Quando se trata de preparar e servir uma refeição rápida, nada supera a conveniência da comida congelada. Ela se encaixa perfeitamente no freezer, dura bastante tempo e é fácil de preparar. 

Também, armazenar alimentos congelados pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro. E, é claro, também é possível congelar alimentos perecíveis frescos para mantê-los por mais tempo, o que é uma ótima maneira de reduzir o desperdício.

Mas, comida congelada é saudável?

O ato de congelar não torna o alimento saudável ou prejudicial. Então, isso depende do conteúdo nutricional da comida congelada. Frutas e vegetais congelados podem ser muito saudáveis. Porém, pizzas, lasanhas, lanches e outras refeições podem ser bastante prejudiciais.

Dica: Se a comida era nutritiva antes de ser congelada, ainda será nutritiva depois de descongelar. Você não pode errar com frutas e legumes simples, carnes, frango e peixe e até grãos integrais congelados.

Leia também: Dicas de como congelar os alimentos

O congelamento muda o valor nutricional do alimento?

O congelamento não afeta a contagem de calorias, o teor de fibras ou as quantidades de minerais. Contudo, pode fazer a diferença com algumas vitaminas, como folato e vitamina C. Mas, a maior parte do valor nutricional será mantida.

Também, o ato de congelar não altera a quantidade de gordura, proteína, carboidratos ou açúcar. Já o conteúdo fluido pode mudar, o que é aparente quando você descongela a comida.

Como escolher uma comida congelada saudável

Ao comprar alimentos congelados, procure produtos que não contenham muito açúcar, sódio ou molhos calóricos. Aqui estão algumas dicas para selecionar alimentos congelados saudáveis:

  • Escolha legumes sem tempero (muitos podem ser preparados no microondas), em vez de produtos que contêm molhos. Será preciso olhar para os rótulos de informações nutricionais e lembrar de levar em consideração os tamanhos das porções.
  • A mesma ideia com frutas. Escolha as opções sem adição de açúcar ou xarope. E cuidado com as calorias extras nas polpas de frutas congeladas, porque elas geralmente são feitas com açúcares adicionais.
  • Carnes congeladas, peixes, frutos do mar e aves são melhores se forem feitos sem ingredientes extras. Com isso, esqueça o frango à milanesa, iscas de peixe, salgadinhos e outros alimentos empanados. Então, opte por peitos de frango congelados simples, camarão comum e filés de peixe que não estão à milanesa.

Escolher refeições e lanches saudáveis ​​congelados exigirá um pouco de trabalho de detetive. Assim, eles geralmente são fontes de gorduras saturadas, sódio, açúcar e calorias, mas não são tão ricos em vitaminas e minerais. Por isso, pizzas, pãezinhos, sanduíches, lasanha e outras refeições geralmente não são boas escolhas. Porém, se você comparar marcadores ou pesquisar na seção de alimentos naturais do mercado, poderá encontrar refeições e lanches congelados que são melhores para a saúde. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher fazendo o exercício stiff unilateral na academia
Bem-estar Movimento

Stiff unilateral é melhor que o tradicional?

Será que vale a pena trocar o stiff convencional por sua variação unilateral? Descubra a resposta e veja como fazer corretamente para evitar lesões

proteína vegetal
Alimentação Bem-estar

Proteína vegetal: o que é, benefícios e alimentos ricos

Com foco em fontes vegetais, como leguminosas, grãos e sementes, as proteínas vegetais oferecem uma alternativa saudável e acessível.

bebê dormindo no berço
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Soneca do bebê: quantas horas ele deve dormir por dia?

Os períodos de soneca do seu bebê durante o dia são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e a produção de hormônios do crescimento