O que comer para viver mais – e melhor

Alimentação Bem-estar
07 de Janeiro, 2020
O que comer para viver mais – e melhor

O desejo de viver mais e melhor é, com certeza, compartilhado por muitas pessoas ao redor do mundo, que cada vez mais buscam a fórmula para a longevidade. Surpresa: a receita está no que comer.

Claro, não há um cardápio fechado e, certamente, diversos outros fatores fazem parte do que determina o quanto viveremos. Entretanto, podemos fazer com que nossa alimentação nos garanta, pelo menos, mais qualidade de vida. 

Hoje, a expectativa de vida mundial é de 72,04 anos e, no Brasil, 75,51 anos. Como podemos aumentar esse número? A resposta está, entre outras coisas, no estilo alimentar que seguimos.

O que incluir no cardápio para viver mais – e melhor

Folhas verdes

Folhas verdes são altamente nutritivas e ajudam a garantir uma vida mais saudável. Não só, auxiliam na perda de peso. Assim, vale lembrar que a obesidade é uma doença de alto risco à vida. Além disso, as folhas de cor verde, como espinafre e alface, possuem propriedades capazes de combater o surgimento de câncer e, mais, podem diminuir o risco de diabetes.

Leia também: Alimentos com mais ferro que carne vermelha

Feijão

As diversas variedades de feijão são realmente cheias de vida. Rica em vitaminas, minerais, proteínas, bem como fibras, essa leguminosa é verdadeiramente um superalimento. Além disso, saciará sua fome por horas.

Também, alguns minerais encontrados em abundância no alimento são potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio. Não só, o feijão, especialmente o preto, é excelente fonte de proteína vegetal. 

Leia mais: 4 maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne

Cebola

Seja branca ou roxa, a cebola é sempre uma boa opção e, graças à versatilidade, pode ser incluída em diversas receitas. É rica em propriedades excelentes para a saúde e que são aliadas da longevidade. Por exemplo, a cebola é ótima na luta contra doenças que atingem o sistema cardiovascular, bem como o imune. Não só, pode combater o aparecimento de câncer e os sintomas da diabetes tipo 2.

Cogumelos

Saborosos e saudáveis, os cogumelos são perfeitos para integrar a dieta de quem deseja viver mais. Atualmente, a China é o país que mais os consome, cuja expectativa de vida é de 76 anos, seguida da Itália (82 anos).

Considerados um dos alimentos mais saudáveis, bem como um dos mais recomendáveis de todo o mundo, os cogumelos comestíveis vêm em diversas formas e variedades. 

De modo geral, são ricos em vitaminas, proteína vegetal e muitas vitaminas e sais minerais. Portanto, são verdadeiros “fungos da longevidade”. 

Frutas vermelhas

As tão queridas frutas vermelhas são diversas. Desde as framboesas até os morangos, são todas excelentes para o corpo. Ricas em vitaminas, elas são low carb, ajudam no emagrecimento, bem como são fonte de fibras. Tambpem, excelente opção de lanche saudável, especialmente no verão, devido à refrescância.

Além disso, o consumo de frutas vermelhas está diretamente ligado à diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, bem como diabetes e tipos de câncer.

Leia mais: As melhores frutas para desinchar a barriga

Nozes

Presentes nos lanchinhos saudáveis, as nozes são fonte de gordura boa e ajudam no funcionamento intestinal.

Não só, além de seu sabor agradável e sua versatilidade, são fonte de minerais e antioxidantes, que garantem a boa saúde do organismo e a potência do sistema imunológico. Da mesma forma, são abundantes em ferro, zinco, cálcio e especialmente em vitamina E.

Leia mais: Diferença entre gordura boa e gordura ruim

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!