7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono

Se você está entre as pessoas que tiveram o sono comprometido por conta do estresse gerado pela pandemia do coronavírus, saiba que comer antes de dormir pode ajudar, contanto que se escolha os alimentos certos. Afinal, estômago roncando não contribui para uma noite bem dormida. 

Assim, o truque para um lanche saudável tarde da noite é escolher um alimento que promova saciedade. Mas, que seja leve o suficiente para evitar um excesso de ingestão de calorias – o que pode levar a um ganho de peso indesejado.

Como o metabolismo durante o sono é mais lento, é importante ficar atento no que comer antes de dormir e apostar em pratos de fácil digestão e com pouca gordura, sal e açúcar, que não sobrecarregam o organismo.

Leia também: Receitas de sopas low carb

Alguns lanches saudáveis ​​podem até mesmo ajudá-lo a dormir melhor. Aqui estão sete boas escolhas do que comer antes de dormir:

Banana amassada com sementes de abóbora 

Banana é rica em potássio, que controla a função cardíaca e previne câimbras musculares. Então, amasse e cubra a fruta com 30 gramas de sementes de abóbora, que fornecem proteína vegetal, fibra, gordura saudável para o coração, zinco para imunidade e magnésio. O último mineral ajuda a induzir um estado de calma e relaxamento que prepara o seu corpo para o sono e desempenha um papel na regulação da melatonina – hormônio fundamental na indução do sono.

Salada de abacate e ovo

Amasse metade de um abacate e misture com um ovo assado e um punhado de vegetais picados, como couve ou abobrinha. Além da proteína de alta qualidade e fácil digestão, o ovo fornece triptofano, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Já o abacate é outra das principais fontes de potássio. 

Homus com vegetais crus

O combo grão (como é o caso do homus preparado com grão de bico) mais vegetais crus –  como pepino, tomate ou cenoura – se encaixa perfeitamente na conta de um lanche saudável tarde da noite. Dessa forma, o consumo da dupla garante uma maior ingestão de fibras e menor consumo de açúcar e gordura saturada. Um estudo publicado no periódico norte-americano Journal of Clinical Sleep Medicine descobriu que quem consome mais fibras em vez de açúcar e gordura saturada passa mais tempo no sono tranquilo e reparador.

Kiwi com pistache

O kiwi é um aliado do sono por conter boas quantidades de potássio, magnésio e vitamina B6, nutrientes relacionados ao relaxamento muscular e produção de melatonina. Portanto, a adição de 30 gramas de pistache garante proteína vegetal, gordura saudável e minerais. E essa é ainda a principal oleaginosa quando o assunto é melatonina. 

Batata doce cozida

Os carboidratos ricos em antioxidantes presentes na batata doce aumentam a serotonina, uma substância química do cérebro que desencadeia o relaxamento. Desse modo, o tubérculo é o lanche ideal para quem deseja dormir bem.

Salmão com salada

Os peixes, especialmente os ricos em ácidos graxos ômega-3 e a vitamina D como o salmão, promovem um sono tranquilo. Portanto, combine a proteína com salada de espinafre ou alface

Suco de frutas vermelhas com chia

Frutas vermelhas como a cereja são fonte de melatonina e por isso têm sido apontadas como auxiliar no relaxamento noturno. A adição de algumas colheres de sementes de chia à bebida fornece não apenas fibra e proteína vegetal, mas também triptofano. A combinação ainda tem propriedades anti-inflamatórias.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.