Você anda comendo escondido? Comece por aqui

Você prefere comer sozinho, em um lugar em que ninguém pode ver? Ou come de maneira saudável na frente de outras pessoas, mas depois se entrega às guloseimas quando não pode ser visto? Ou até mesmo tem uma “gaveta das gostosuras” em casa, mas só você sabe? Se você anda comendo escondido, especialmente de maneira pouco saudável, saiba que esse hábito sabotador da dieta é mais comum do que parece. 

Cometer deslizes e perder o foco de vez em quando é comum e não precisa ser visto como um pecado. Mas, o problema acontece quando você percebe que está comendo escondido com mais frequência do que gostaria. Especialmente quem tem uma meta de emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) ou de se manter em forma

Porém a boa notícia é que existem estratégias que ajudam a resistir às tentações e a conseguir manter uma alimentação a favor de sua saúde e objetivo de perder peso. Assim, siga os 5 passos abaixo para se manter na linha: 

Estou comendo escondido. O que fazer? 

Identifique os seus gatilhos: Por que está comendo escondido? 

Faça um diário sobre os sentimentos que experimenta antes, durante e depois de um episódio desses. Houve um fator específico, como estresse, raiva ou desamparo, que resultaram nesse comportamento?  

Consulte o seu diário após alguns episódios e tente identificar um padrão. Isso permitirá que você se prepare antes do próximo episódio.

Leia mais: Lanches saudáveis que são bons para o intestino

Registre as suas refeições

Só porque ninguém vê você comer não significa que as calorias não existam. O simples ato de registrar cada refeição traz reflexão. Além disso,  forçará a ser mais consciente de seus hábitos alimentares.

Encontre sua faixa ideal de ingestão de calorias consultando um nutricionista e esteja ciente do seu consumo diário. Resista ao impulso de não registrar alimentos que são consumidos em segredo.

Tenha lanches saudáveis por perto 

Quando a vontade de comer em segredo aparecer, pode ser útil permitir-se saborear algo. Mas, troque os lanches gordurosos, doces e industrializados por opções saudáveis e em uma porção reduzida.

Vale apostar uma fruta, um pote de iogurte natural, um ovo com abacate, tiras de cenoura e pepino, edamame ou oleaginosas. 

Leia mais: O que controla o nosso apetite?

Não estoque alimentos

Se você acorda no meio da noite para tomar um sorvete enquanto todos dormem, ou costuma ver TV comendo bolacha, que tal não ter esses itens à mão? Tenha cuidado para não cair na armadilha de “comprar para as crianças”, sendo que na verdade quem vai comer é você. Ninguém na família se beneficia com o estoque de alimentos pouco saudáveis em casa. 

Exercite-se

Como fazer exercícios regularmente pode ajudá-lo a superar o hábito de estar comendo escondido? É simples. Quando se está focado em uma meta, você terá uma menor probabilidade de se autossabotar. Você vai sentir menos vontade de atacar uma caixa de bombons após ter corrido na esteira por 40 minutos. 

Leia mais: Como se manter motivada para emagrecer depois de ter filho

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.