Colorau faz mal? Conheça os benefícios do pó de urucum

Alimentação Bem-estar
05 de Maio, 2020
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Colorau faz mal? Conheça os benefícios do pó de urucum

O colorau, um popular condimento alimentar, é o pó do urucum, também chamado de colorífico e falso açafrão, especialmente devido à sua forte cor vermelha. Ele é feito a partir das sementes do urucuzeiro – árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.

Por ter um sabor suave, ele é um tempero muito fácil de combinar, podendo ser utilizado em diversas preparações. O colorau é preparado a partir da secagem e da trituração das sementes, e pode ter a adição de sal, óleo, fubá ou até farinha de mandioca.

Além de dar cor aos alimentos por conta dos carotenoides, que são os pigmentos presentes na semente do urucuzeiro, também ajuda na melhora da saúde dos olhos e da imunidade, por ser precursor da vitamina A. Além disso, o urucum é rico em antioxidantes (carotenoides e flavonoides) além de concentrar vitamina E.

Colorau e seus benefícios: urucum, para que serve?

Sabemos que os benefícios do colorau são por conta dos componentes presentes no urucum, destacando:

Fortalece a imunidade

Por ser naturalmente anti-inflamatório e repleto de antioxidantes em sua composição, o colorau fortalece a imunidade. Sendo assim, ajuda prevenindo doenças e facilitando o tratamento de muitas outras, ao aliviar o processo inflamatório no organismo. 

Protege a saúde dos olhos

Abundante em vitamina A, o colorau é excelente para a proteção da retina, especialmente contra doenças causadas pelo estresse oxidativo, ou seja, pela ação de radicais livres.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos olhos

Previne doenças cardiovasculares

O condimento protege também o coração, visto que ajuda a controlar melhor o nível de colesterol no corpo. Além disso, promove a elevação do nível de HDL, chamado de colesterol bom.

Faz bem para a pele

O tom vermelho vem da presença de compostos carotenoides na semente. Assim, segundo estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, esses ativos são antioxidantes e protegem a pele dos danos causados pela radiação solar, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Leia também: Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol

Como usar o colorau 

  • Em sopas e caldos;
  • Para temperar carnes;
  • Além disso, com legumes e vegetais;
  • Saladas;
  • Molhos.

Por fim, ainda não foram estabelecidos valores de recomendação para o consumo do urucum, então, deve haver moderação em sua ingestão. Além disso, algumas pessoas podem ser sensíveis ao uso do colorau, então tenha atenção com alergias ou doenças gastrointestinais já existentes.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher fazendo o exercício stiff unilateral na academia
Bem-estar Movimento

Stiff unilateral é melhor que o tradicional?

Será que vale a pena trocar o stiff convencional por sua variação unilateral? Descubra a resposta e veja como fazer corretamente para evitar lesões

proteína vegetal
Alimentação Bem-estar

Proteína vegetal: o que é, benefícios e alimentos ricos

Com foco em fontes vegetais, como leguminosas, grãos e sementes, as proteínas vegetais oferecem uma alternativa saudável e acessível.

bebê dormindo no berço
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Soneca do bebê: quantas horas ele deve dormir por dia?

Os períodos de soneca do seu bebê durante o dia são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e a produção de hormônios do crescimento