Colite ulcerativa: Alimentos indicados para quem sofre da doença

A colite ulcerativa (RCU) é uma doença inflamatória que afeta a saúde do intestino grosso e provoca sintomas como diarreia, hemorragia, cólicas e febre. Por isso, é importante saber quais são os melhores alimentos para quem sofre dessa condição.

A causa dessa doença ainda é desconhecida, mas ela afeta a vida de muitas pessoas. Seu diagnóstico é feito a partir de exames como a sigmoidoscopia e a colonoscopia. Felizmente, a alimentação pode ser usada a favor do paciente e aliviar seus sintomas.

Melhores alimentos para quem sofre de colite ulcerativa

Aveia

A aveia é recomendada para pacientes de colite ulcerativa pois é fonte de fibras e pode prevenir alguns de seus sintomas mais comuns, especialmente à desregulação do funcionamento intestinal. Seu benefício para pacientes dessa condição foi descoberto em um estudo realizado em 2013 que, a princípio, analisava os efeitos desse alimento em pacientes da doença de Chron, outro tipo de doença inflamatória intestinal.

Salmão

O salmão é um peixe rico em gorduras boas e que beneficia não apenas a saúde cardiovascular, mas também a intestinal. Sua abundância em ômega-3 ajuda a controlar os sintomas da colite ulcerativa e pode auxiliar o tratamento.

Leia mais: Astaxantina: Benefícios do antioxidante do salmão

Azeite

O azeite de oliva é outra grande fonte de ômega-3 e, por isso, tem efeito similar ao do salmão. Ou seja, também pode ajudar no tratamento e no alívio dos sintomas da doença intestinal.

Cúrcuma

A cúrcuma é altamente anti-inflamatória e pode aliviar e lentamente reverter um quadro inflamatório no intestino. Sua eficácia na amenização dos sintomas dessa doença foi comprovada em um estudo feito por cientistas de uma universidade na Indonésia.

Kimchi

Alimentos fermentados, tal como o kimchi, também podem ser de grande ajuda nesse caso. O kimchi é considerado um alimento probiótico, mas os prebióticos também são altamente recomendados para pacientes de colite ulcerativa.

Leia mais: Probióticos e prebióticos: Qual a diferença?

Banana

A banana é uma fruta excelente para a saúde intestinal e que combate sintomas como a diarreia. Portanto, seu consumo pode garantir o maior equilíbrio do funcionamento do intestino e prevenir o avanço da doença. Outras frutas altamente recomendadas são o mirtilo, a maçã e frutas secas.

Quais alimentos evitar em caso de colite ulcerativa

Além dos alimentos cujo consumo é recomendado, há outros que devem ser evitados, como, por exemplo:

  • Carne vermelha
  • Comida picantes ou muito apimentadas
  • Açúcar refinado
  • Refrigerantes, café e bebidas cafeinadas
  • Leite de vaca e derivados
  • Bebidas alcoólicas
  • Vegetais crucíferos crus

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo