Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças

É possível medir o colesterol bom a fim de prever as chances de derrame ou ataque cardíaco, segundo uma recente análise. Desenvolvido por cientistas da Universidade de Groningen, na Holanda, o estudo analisou a relação entre o chamado colesterol bom (HDL) e como seu nível pode demonstrar o risco de problemas de saúde.

Nível de colesterol x saúde do coração

Basicamente, o que conhecemos como colesterol bom é o HDL, lipoproteínas de alta densidade. Elas são conhecidas dessa forma pois ajudam a prevenir a obstrução dos vasos sanguíneos, sendo capaz de retirar ateromas das artérias. As ateromas são placas de gordura que se acumulam na parede dos vasos.

Dessa forma, o HDL é capaz de prevenir problemas graves que afetam a saúde cardiovascular e podem levar à morte. Por exemplo, um ataque cardíaco, causado pelo bloqueio de uma artéria coronária, ou um AVC, acidente vascular cerebral, mais conhecido como derrame.

Em contrapartida, o LDL (lipoproteína de baixa densidade), mais conhecido como colesterol ruim, provoca o aumento da pressão arterial, entre outras comorbidades. Isso ocorre porque o LDL tende a entupir e endurecer as artérias, enquanto o HDL transporta o LDL das artérias para o fígado para ser eliminado do corpo. O HDL também protege contra danos aos vasos sanguíneos.

Assim, em geral, ter um HDL alto é saudável, enquanto ter um LDL alto está associado a um risco aumentado de doenças, incluindo problemas cardíacos. 

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Diferentes formas de medir o nível de HDL

Tradicionalmente, o nível de HDL é medido ao determinar a quantidade total de colesterol sendo carregada por partículas de lipoproteínas de alta densidade no sangue. No entanto, o estudo promovido pela universidade holandesa sugeriu que o ideal é medir a quantidade de partículas de HDL-P em vez de medir a quantidade de HDL-C – como costuma ser feito.

A razão para isso é que as partículas de HDL-P estão comprovadamente ligadas ao menor risco de doenças cardíacas, como comprovado no estudo realizado com a participação de mais de 15 mil pessoas. Todos os participantes passaram por extensos testes. Por fim, os cientistas concluíram que o nível adequado de HDL-P no sangue diminui a chance de derrame em 46%. No caso de ataque cardíaco, o risco diminui em 49%.

Aliados do colesterol bom

Há nutrientes que fazem o caminho inverso: controlam ou reduzem esse composto. Confira a seguir as melhores opções para incluir na dieta (emagreça com o Tecnonutri) .

Aveia

A grande quantidade de fibras faz desse cereal um grande aliado na luta contra o colesterol ruim (LDL). Ao mesmo tempo em que é capaz de regular a síntese do composto vilão, consegue elevar o HDL, o colesterol do bem.

Abacate

O principal componente do abacate – chamado de ácido oleico – controla o acúmulo de LDL enquanto garante a circulação do HDL na corrente sanguínea. Entretanto, é bastante calórico, por isso, fique de olho na quantidade consumida diariamente. 

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Berinjela 

Um dos vegetais mais famosos quando se fala em reduzir os níveis de colesterol, o que se deve à quantidade significativa de fibras solúveis da berinjela.

Alho

O nutriente saponina, presente no alho, é responsável por diminuir o LDL. Fique à vontade para usar esse tempero todos em dias em suas preparações.

Salmão e atum

O recomendado é apostar nos peixes entre duas e três vezes por semana. Além de reduzir o consumo de carne vermelha (que aumenta o LDL), esse hábito garante a presença de ômega-3, ácidos graxos que reduzem o colesterol ruim. 

Azeite de oliva

Outra fonte importante de ácido oleico. Não apenas reduz o LDL, mas também controla a diabetes Tipo 2, já que reduz a taxa glicêmica dos alimentos. 

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Oleaginosas

Manter um consumo regular de oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, pode reduzir o colesterol ruim em até 5%. Apesar disso, por conterem muitas calorias, a indicação é ingerir, no máximo, 30 gramas por dia. 

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo