O que causa o colesterol alto

Você sabia que a maioria dos fatores de risco para colesterol alto é evitável? Também é verdade que os genes desempenham um grande fator no risco de doenças. Logo, se sua mãe ou seu pai têm colesterol, há uma chance acima da média para você. 

Mas, o fato é que não é apenas a hereditariedade que pode resultar em aumento do colesterol. Assim, vários fatores de estilo de vida também têm um enorme impacto na elevação deste marcador. 

A boa notícia é que você pode alterar as escolhas que faz. Aqui estão quatro dos erros que podem colocar o colesterol lá nas alturas:

Comer de forma errada

Uma dieta rica em gordura saturada – encontrada em alimentos processados, carnes, manteiga e laticínios – aumenta a incidência de colesterol, assim como consumir muitos alimentos ricos em colesterol, como carne vermelha. Ingerir muita gordura trans em produtos industrializados também aumenta essa chance. Portanto, verifique cuidadosamente os rótulos dos alimentos e evite qualquer um que ainda tenha “óleo parcialmente hidrogenado” listado como ingrediente. 

Obesidade

Ter um índice de massa corporal (IMC) maior que 30 significa que é mais provável que você tenha níveis mais baixos de colesterol bom (HDL) e níveis mais altos do ruim (LDL).

Leia também: Triglicérides: O que é e como tratar

Sedentarismo

Quanto mais você se move, menor a probabilidade de estar com sobrepeso ou obeso – mas essa não é a única maneira que o exercício afetar o colesterol. O treino também aumenta os níveis de colesterol bom e aumenta o tamanho das partículas de LDL, o que as torna menos prejudiciais.

Fumar

Se você não parou de fumar, o que está esperando? O cigarro é causa de mortes por câncer de pulmão e pode desenvolver a doença em muitas outras partes do corpo. Como se isso não fosse motivo suficiente, fumar reduz os níveis de HDL (bom) e danifica as paredes dos vasos sanguíneos.

Leia também: Regras de ouro para emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) em casa de vez

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.