Coentro: Benefícios da erva aromática

O coentro é um dos mais versáteis e queridos temperos, afinal, essa erva aromática é rica em boas propriedades para a saúde. Apesar de sua origem ser incerta, é muito popular no Brasil e em muitos outros lugares do mundo, especialmente na culinária árabe e asiática.

Essencialmente, antioxidantes são maioria em sua composição. Ainda, a erva é rica em vitaminas, especialmente a vitamina A, conhecida por ser ótima para a saúde da pele. 

Benefícios do coentro

Protege a saúde dos olhos 

A vitamina A, abundante na composição do coentro, é excelente para a proteção da saúde dos olhos. Assim, essa erva é ótima nesse quesito. Ainda, seu consumo é recomendado para pessoas da terceira idade, pois ajuda a evitar a degeneração da visão com o passar do tempo.

Leia também: Alimentos e ervas que aumentam a produção de colágeno

Fortalece a imunidade

Sua potente ação antioxidante fortalece a imunidade e, dessa forma, previne a ocorrência de doenças e, especialmente, resfriado. Por isso, seu consumo é fortemente recomendado para crianças pequenas, frequentemente expostas a bactérias.

Previne doenças do coração 

Ainda, por ser fonte de minerais como o potássio, esse popular condimento ajuda a prevenir a ocorrência de doenças que afligem a saúde cardiovascular. Também, pode substituir a adição de sal (sódio) em diversas receitas, sendo assim, também ajuda no controle da pressão arterial. 

Leia mais: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

Como consumir

  • Carnes
  • Peixes
  • Massas
  • Sopas e caldos

Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo