Clara de ovo: Benefícios e motivos para consumir

Não é novidade que ovo é cheio de nutrientes, mas você sabe quais os benefícios da clara de ovo para a saúde? A clara é um líquido espesso e transparente que circunda a gema amarela brilhante de um ovo. Ela é composta por cerca de 90% de água e 10% de proteína.

Se você remover a gema e escolher apenas a clara do ovo, o valor nutricional do alimento mudará consideravelmente.

Valores nutricionais

  • Calorias: 16 (ovo inteiro – 71 calorias)
  • Proteínas: 4 gramas (ovo inteiro – 6 gramas)
  • Gordura: 0 gramas (ovo inteiro – 5 gramas)
  • Colesterol: 0 gramas (ovo inteiro – 211 mg)

Vitamina B2: 6% da recomendação de ingestão diária

  • Vitamina B5: 1% da recomendação de ingestão diária
  • Selênio: 9% da recomendação de ingestão diária

As claras de ovos são ricas em proteínas, mas baixas em calorias. Essa proteína é de alta qualidade e completa, o que significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais nas quantidades que seu corpo precisa para funcionar da melhor forma possível.

Devido ao seu alto teor proteico, comer clara de ovo pode trazer alguns benefícios à saúde. 

A proteína ajuda a reduzir o apetite e promove saciedade. Ingerir esse nutriente também é importante para manter e construir músculos – especialmente para quem está brigando com a balança. 

Dado que os ovos inteiros fornecem apenas um pouco mais de proteína para algumas calorias extras, as claras podem ser uma opção inteligente para quem está tentando emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) . 

No passado, os ovos eram uma escolha controversa de alimento devido ao seu alto teor de gordura saturada e colesterol. No entanto, toda a gordura e colesterol é encontrada na gema.

Por décadas isso significava que comer claras era considerado mais saudável do que comer ovos inteiros. Mas, estudos já mostraram que, para a maioria das pessoas, o colesterol nos ovos não é um problema.

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Clara de ovo ou o ovo inteiro: O que escolher?

A clara é rica em proteínas, mas pobre em calorias, gordura e colesterol – o que a torna um bom alimento para perda de peso.

Ela também pode beneficiar aqueles que têm altos requisitos de proteína, mas precisam observar sua ingestão de calorias, como atletas ou fisiculturistas.

Porém, em comparação com os ovos inteiros, as claras são baixas em outros nutrientes, uma vez que os ovos contêm uma grande variedade de vitaminas, minerais e algumas gorduras saudáveis.

Além disso, os nutrientes encontrados nos ovos têm sido associados a uma série de benefícios à saúde.

As gemas de ovos também são uma fonte rica de dois antioxidantes importantes, como luteína e zeaxantina, que ajudam a prevenir a degeneração ocular e a catarata.

Consumir o ovo inteiro também faz você se sentir saciado e ajuda a ingerir menos calorias em geral.

Revisado por

Nutricionista Vanessa Losano
Vanessa Losano
Nutricionista e coach de emagrecimento
CRN3 34283

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