Ciclo menstrual x exercícios: Como deve ser o treino a cada fase

Todo mês, a mulher passa por diversas variações hormonais do ciclo menstrual, que podem resultar em fatores um tanto quanto desconfortáveis: espinhas, inchaço, mudança de humor, dores, entre outros. Por isso, muitas optam por não treinar durante o período menstrual. Contudo, é de extrema importância entender como o ciclo menstrual funciona para conhecer mais o seu próprio corpo. Assim, isso não influenciará negativamente no seu treino. 

Fases do ciclo menstrual

Fase folicular

Este período diz respeito ao início e fim da menstruação. Geralmente a duração do fluxo é de cinco dias, quando o organismo começa a produzir o estrogênio, que vai aumentando gradualmente até a ovulação.  

O estrogênio é um dos dois hormônios que regulam o comportamento feminino. Ele está associado à produção e ação da serotonina, responsável por regular principalmente o sono, o humor e o apetite.

Os níveis de estrogênio são baixos neste período, o que contribui para reduzir ainda mais o ânimo para treinar. Portanto, neste caso, o recomendado é praticar exercícios leves, como uma simples caminhada.

Após a menstruação, há um aumento do estrogênio e, com isso, a mulher se sente mais motivada para treinar.

Leia também: Melhores exercícios para treino peitoral para mulheres

Fase ovulatória

Durante a fase ovulatória os níveis de estrogênio baixam e a progesterona (outro hormônio que regula o ciclo menstrual) aumenta. O recomendado é pegar um pouco mais leve nos exercícios do que na fase anterior.

Leia também: Ciclo das sementes: O que é e como seguir

Final da fase lútea do ciclo menstrual (TPM)

A fase lútea diz respeito à famosa TPM, na qual os níveis de estrogênio e progesterona caem respectivamente antes do período menstrual. Por isso, podem surgir sintomas como dores de cabeça e mudanças de humor

Dito isso, é fundamental voltar à rotina de treinos que você costumava ter para reduzir o estresse e, consequentemente, esses sintomas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo