Chá verde e Matchá: Qual a diferença entre as bebidas?

O chá verde e o matchá podem ser facilmente confundidos, principalmente por possuírem a mesma cor. Mais do que isso, o matchá é obtido a partir da trituração das mesmas folhas usadas no preparo do chá verde. Ou seja, suas propriedades são essencialmente iguais.

Portanto, tanto o chá verde quanto o matchá são derivados da camellia sinensis, a verdadeira planta do chá. Mas, afinal, o que os diferencia?

Chá verde e Matchá: Diferenças

Ambos são antioxidantes, por isso, podem ser excelentes para a imunidade e na prevenção do envelhecimento precoce da pele. Não só, suas demais propriedades são as mesmas, afinal, ambos são derivados da mesma planta. Ou seja, na verdade, o que os diferencia é basicamente a forma como são processados.

O que é o chá verde?

Oriundo da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, o chá verde tem suas folhas colocadas sob vapor e depois, secas, por isso contém propriedades diferentes. Desta forma, previne-se oxidação dos ingredientes e preservam-se os nutrientes. Entre os derivados da erva, esse é o chá mais popular no Brasil e foi alvo de mais estudos do que seus “irmãos”. Estima-se que a bebida corresponde entre 80 e 90% da produção de chá chinês, terra natal dessa planta, que hoje é cultivada em todo o mundo.

O chá verde exerce uma importante função antioxidante, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, por exemplo.

O que é matchá

A bebida é composta por folhas de chá verde moído, o que a torna mais poderosa. As folhas secas são moídas com moinhos de pedra artesanais, com a finalidade de obter-se um pó muito fino e de cor verde intensa. 

Versátil, ele pode ser consumido na forma de chá, diluído em água aquecida ou adicionado em receitas como sucos, shakes, smoothies, entre outros. A ingestão diária recomendada é de duas a três colheres de chá do pó por dia, o que equivale a duas ou três xícaras do chá pronto. 

Essa erva oriental muito utilizada na culinária japonesa é repleta de polifenóis, antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento celular e doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, e suas vantagens não param por aí.

Receita de Suco verde de matchá antioxidante

Ingredientes

  • 2 folhas de couve orgânica 
  • Suco de 1 laranja
  • Suco de 1 limão
  • Maçã com casca 
  • Hortelã fresca
  • 1 col. (café) de matchá (versão em pó do chá-verde)
  • 1 gelinho de gengibre (ou 1 lasca grossa sem a casca) 
  • Água e gelo

Modo de fazer

Bata os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida sem coar.  

Rende: 1 copo grande (300 ml) 

Leia mais: Teacrina: O que é, para que serve e quais os benefícios

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.