Dicas de como usar chá mate para emagrecer

Famoso no preparo do chimarrão, o chá mate proporciona diversos benefícios para a saúde. A bebida é rica em cafeína, minerais e vitaminas, que possuem propriedades antioxidantes e diuréticas. Assim como o chá verde, a erva-mate está na lista das substâncias naturais aliadas da perda de peso. Por isso, é cada vez mais comum usar o chá mate para emagrecer, como parte de uma alimentação saudável. 

Como usar chá mate para emagrecer

Estudos científicos recentes mostram que a folha que dá origem ao chá tem ação diurética e adstringente, ajudando a eliminar toxinas – substâncias que, acumuladas em excesso no organismo, não só prejudicam a perda de peso como engordam. Além disso, o consumo da bebida ajuda a reduzir o apetite e acelerar o metabolismo.

Já a cafeína, presente em grande quantidade na planta, é uma substância estimulante e com ação lipolítica. Ou seja, facilita a queima da gordura em excesso no organismo.

Leia também: 8 motivos para se exercitar logo pela manhã

Por fim, o chá-mate não é recomendado para pessoas hipertensas. Além disso, não é indicado consumir a bebida à noite, pois seu efeito estimulante pode atrapalhar a qualidade do sono.

Outros benefícios do chá

O consumo do chá mate para emagrecer está cada vez mais popular. Porém, seus benefícios vão (muito) além do emagrecimento. A planta ajuda a tratar colesterol alto e também: 

  • É antioxidante;
  • Previne a retenção hídrica. Chás diuréticos ajudam o corpo a desinchar e se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, e do sal, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores;
  • Dá energia.
  • Combate radicais livres, desacelerando o processo de envelhecimento.

O consumo de 3 xícaras por dia de chá mate já são suficientes para trazer os benefícios apontados.

Leia também: Chás para começar o dia com energia e disposição

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.