Chá de vitex: Conheça as propriedades e benefícios da bebida

O chá de vitex é feito da planta nativa da região do Mediterrâneo e também chamada de agnocasto. Ela é usada para fins medicinais há milhares de anos e o chá é uma das formas de tirar proveito de suas propriedades.

Benefícios do chá de vitex

Ajuda a regular o ciclo menstrual

Para mulheres, o chá de vitex pode ser um aliado para regular o ciclo menstrual. Não é incomum que o ciclo menstrual desregule-se e isso geralmente é causado por desbalanços hormonais. Nesse caso, é importante consultar um ginecologista e um endocrinologista.

O chá também ajuda a aliviar os sintomas da TPM, além de auxiliar no tratamento de ovários policísticos, distúrbios menstruais, menopausa e infertilidade.

Leia mais: Melhores alimentos para comer durante a menopausa

Protege a saúde dos rins

Naturalmente diurética, desintoxica o organismo, especialmente os órgãos responsáveis pela expulsão da urina e das toxinas que a acompanham. Por isso, a bebida é uma boa opção para quem deve proteger os rins e deseja prevenir problemas como cistites, infecções e cálculos renais.

Leia também: Melhores alimentos para a saúde dos rins

Ação calmante e relaxante

Não só, o chá é relaxante e, por isso, pode aliviar os sintomas típicos da ansiedade, estresse, depressão, bem como combater a insônia. Sendo assim, uma xícara antes de pegar no sono pode garantir um descanso mais calmo, profundo e relaxante. Também ajuda a combater enxaquecas e dores de cabeça.

Fortalece a imunidade

Em sua composição há grande presença de antioxidantes, o que ajuda a promover a maior eficiência da ação protetora do sistema imunológico. Sendo assim, os flavonoides presentes na planta dificultam infecções e inflamações no corpo.

Como fazer o chá de vitex

  • Primeiramente, separe 3 colheres de sopa de folhas trituradas de vitex (elas não precisam estar secas)
  • Em seguida, ferva um litro de água
  • Por fim, com a água já fervida, abaixe o fogo e acrescente as folhas, as quais deverão ser abafadas por um período de aproximadamente 5 minutos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo