Chá de tulsi: Propriedades e benefícios da bebida

O chá de tulsi, feito com uma planta também chamada de manjericão sagrado ou santo basílico, é uma bebida calmante. Ou seja, o chá garante um sono mais calmo e relaxante, além de aliviar o estresse e a ansiedade. Ainda, ele torna a imunidade mais forte e favorece a digestão.

Benefícios do chá de tulsi

Combate a insônia

Assim como outros chás calmante, como o de camomila, ele ajuda a combater a insônia. Ou seja, garante uma boa noite de sono.

Leia mais: Chá de rorela: Benefícios da planta carnívora

Ajuda na digestão

A digestão também se beneficia do consumo desse chá. Por isso, a bebida ajuda a combater a prisão de ventre e regula o funcionamento do intestino. Isso também pode ajudar na perda de peso.

Leia também: Chá de galanga: Benefícios da erva medicinal

Favorece a respiração

Ainda, a bebida ajuda a aliviar os sintomas da gripe, da asma, bem como dos resfriados. Portanto, o chá favorece a respiração e a saúde geral dos pulmões.

Leia mais: Chá de chambá: Propriedades e benefícios

Bom para a circulação sanguínea

A circulação do sangue pelo corpo também se favorece da ingestão desse chá. Por isso, o favorece a saúde do corpo como todo e, em especial, a do coração. Basicamente, a melhora da circulação ajuda no controle da pressão arterial.

Leia também: Chás para pressão alta: Conheça os melhores

Como preparar o chá de tulsi

Primeiramente, as folhas de tulsi podem estar frescas ou secas para o preparo da bebida. Se estiverem frescas, separe o equivalente a 1 colher de chá de folhas. Se estiverem secas, será preciso apenas ½ colher de chá.

Em seguida, separe 1 xícara de água e leve-a ao fogo. Deixe ferver por cerca de 10 minutos. Sirva-o quando morno. A adição de canela, gengibre e mel, por exemplo, é opcional.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo