Chá de tuia: Conheça os benefícios da bebida

O chá de tuia, feito a partir de uma planta nativa da América do Norte, é uma bebida que pode ser usada para o tratamento de problemas respiratórios, pois é expectorante. Além disso, ajuda na eliminação de vermes.

Benefícios do chá de tuia

Alivia os sintomas da gripe e resfriados

Por promover efeito expectorante, o chá de tuia combate tosse, alivia congestão nasal, febre e demais sintomas típicos de gripe, resfriados e de demais problemas respiratórios. Não só, ela é antiasmática.

Pele saudável

A tuia também é utilizada de outras formas além do chá. Por exemplo, quando aplicada sobre a pele, ela pode ajudar na eliminação de verrugas – pequenas protuberâncias que surgem na pele e podem ter formas regulares ou irregulares, geralmente indolores. Nesse caso, deve ser aplicada sobre a pele na forma de tintura. Além disso, já foi apontada como útil no tratamento de psoríase, outra condição de pele.

Leia também: Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele

Imunidade fortalecida

Naturalmente imunoestimulante e antiviral, a tuia garante uma imunidade mais fortalecida e, portanto, um corpo mais protegido contra doenças diversas, principalmente as de fundo inflamatório. Aumentar a imunidade é uma das maneiras de manter o organismo livre de doenças. Como se fosse uma fortaleza, o sistema imunológico é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo. O inimigo? Os mais diversos problemas que podem atrapalhar nossas funções.  

Ossos e juntas saudáveis

Ainda, pode ajudar a aliviar doenças relacionadas à saúde dos ossos e das juntas, como é o caso da artrite e da osteoartrite. Ambas costumam ser bastantes doloridas, assim como as neuralgias.

Como preparar o chá de tuia

  • Ramos de tuia secos, limpos e triturados podem ser encontrados à venda em lojas de produtos naturais;
  • Ferva a água e adicione-os. A água deve permanecer no fogo por cerca de 10 minutos;
  • Deixe a infusão descansando até estar morna. Em seguida, o chá estará pronto para ser servido.

Leia também: Chá de cipó cravo: Propriedades e benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo