Chá de tomilho: Conheça os benefícios da bebida

O chá de tomilho é a bebida feita a partir das folhas de tomilho, uma erva culinária também usada para fins medicinais. Apesar de menos comum que chás como o de camomila e o de erva-doce, ele é uma excelente alternativa. Entre suas propriedades, o tomilho é naturalmente relaxante, calmante e pode ajudar na desintoxicação do corpo, além de hidratá-lo.

Benefícios do chá de tomilho

Fortalece a imunidade

O tomilho promove ação antifúngica, antibacteriana e antimicrobiana. Portanto, além de prevenir contra doenças causadas tanto por fungos, bactérias e micróbios de forma de geral, a bebida também fortalecerá o sistema imunológico. Além disso, é fonte de vitamina C.

Leia também: Adaptógenos: Ervas que ajudam a combater o estresse

Pode prevenir graves doenças

Além disso, é uma fonte de antioxidantes, sendo assim, também pode ajudar a prevenir inflamações no corpo, inclusive o estresse oxidativo, decorrente da ação de radicais livres. O estresse oxidativo pode ser a causa de doenças como o Alzheimer e tipos de câncer, além de provocar o envelhecimento precoce da pele.

Leia mais: Como o chá pode prevenir demência e Alzheimer

Protege a saúde do cérebro

O tomilho é abundante em um composto químico conhecido como carvacrol. Basicamente, a ação calmante desse composto ajuda no relaxamento do cérebro e protege a função cognitiva. Por isso, o chá de tomilho é recomendado antes da hora de dormir, ajudando a garantir uma melhor noite de sono. Também atua no alívio de sintomas da ansiedade e do estresse.

Leia mais: As melhores ervas para a saúde do cérebro

Outras maneiras de consumir o tomilho

  • Como tempero;
  • Na salada;
  • Óleo vegetal;
  • Em sopas e caldos.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo