Chá de tanchagem: Como a bebida pode beneficiar a saúde

O chá de tanchagem, planta medicinal também chamada de tansagem, taiova ou 7 nervos, é usado como remédio caseiro na medicina popular. A bebida é rica em propriedades que podem favorecer a saúde da pele, dos cabelos, bem como ajudar no tratamento de resfriados e infecções. Entre as propriedades, destacam-se os antioxidantes.

Como o chá de tanchagem pode beneficiar a saúde

Protege a pele

Naturalmente anti-inflamatória devido à presença de antioxidantes, como os flavonoides e os taninos, a tanchagem ajuda a prevenir e tratar problemas na pele. A ingestão do chá pode, portanto, prevenir o surgimento de acne, bem como auxiliar no tratamento de feridas, cortes, furúnculos, queimaduras e picadas.

Fortalece a imunidade

A bebida pode ajudar a fortalecer a imunidade. Além dos taninos e dos flavonoides, ela é também fonte de vitamina C, que também fortalece a ação protetora do sistema imunológico. Por isso, ajuda a prevenir a gripe e resfriados.

Combate a constipação

A folha de tanchalagem contém algo chamado mucilagem em sua composição, o que combate a constipação, ou seja, a prisão de ventre. Basicamente, a mucilagem é uma substância gelatinosa de estrutura complexa, que reage com a água, aumentando de volume e formando uma solução viscosa. Assim, ela age como um laxante natural e facilita o trânsito intestinal. Consequentemente, ajuda a reduzir a sensação de inchaço.

Trata problemas respiratórios

Segundo um estudo promovido por cientistas alemães, a planta atua no tratamento de problemas respiratórios, como a bronquite.

Leia também: Chá de mutamba: Benefícios e como preparar

Como preparar o chá de tanchagem

  • 2 colheres de sopa de folhas secas de tanchagem
  • 1 litro de água fervente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo