Chá de taiuiá (tayuya): Conheça os benefícios

O chá de taiuiá – ou tayuya – é feito a partir de uma planta nativa do território brasileiro, mas é utilizada em toda a América do Sul. A bebida é conhecida por ser anti-inflamatória e por ajudar a combater dores no corpo. Mais amargo que o chá verde, tem ações digestiva e depurativa.

Benefícios do chá de taiuiá

Ossos e musculatura sem dor

O chá de taiuiá pode beneficiar pacientes de reumatismo – nome genérico dado a doenças ósseas e musculares. Em resumo, a bebida age naturalmente como um analgésico.

Pele saudável

Anti-inflamatório, também beneficia a pele de mais de uma maneira: além de prevenir o envelhecimento precoce (causado pelo estresse oxidativo decorrente da presença de radicais livres), previne que manchas prejudiquem a aparência da pele, assim como inibe o aparecimento de acne.

Leia também: Está com acne na vida adulta? Suapode ser culpada

Imunidade fortalecida

Repleto de antioxidantes, o chá de taiuiá também pode promover o fortalecimento da imunidade. Ou seja, seu consumo fortalece a ação protetora do sistema imunológico, o que torna o corpo menos suscetível a doenças e infecções.

Ação desintoxicante

Os ácidos orgânicos presentes na planta estimulam a produção da bílis, auxiliam o fígado na eliminação de toxinas do corpo. Portanto, é desintoxicante, o que deixa o organismo menos propenso a acumular gordurinhas.

Leia também: Chá de pariri: Benefícios da bebida e como consumir

Outros usos do taiuiá e cuidados no consumo

As raízes da taiuiá também são usadas na fitoterapia. Entretanto, seu caule não deve ser consumido, uma vez que esse é tóxico. Porém, suas folhas são a porção mais utilizada da planta, em especial no preparo do chá.

Para preparar a bebida em casa, use 1 colher de sobremesa da raiz seca (à venda em casas de produtos naturais) para fazer 1 copo (200 ml), guarde na geladeira no máximo por dois dias e tome aos poucos – cerca de 50 ml antes das principais refeições.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo