Chá de picão-preto: Benefícios e como consumir

O chá de picão-preto é originado da planta medicinal de clima quente, também conhecida como picão, pica-pica, amor de mulher, carrapicho e outros nomes.

Essa bebida é comumente usada para o tratamento de bebês diagnosticados com icterícia, doença que consiste na coloração amarela da pele e/ou dos olhos em razão do aumento na concentração de bilirrubina na corrente sanguínea. Ainda, também há quem use o chá de picão-preto para auxiliar no tratamento de artrite, dores diversas e mais. Ele é naturalmente anti-inflamatório.

Benefícios do chá de picão-preto

Pode fortalecer a imunidade

O chá de picão-preto pode promover o fortalecimento da imunidade. Naturalmente anti-inflamatório e rico em antioxidantes, também bom para evitar o envelhecimento precoce, decorrente do estresse oxidativo provocado pelos radicais livres.

Ainda é rico em vitamina E, importante no retardo do envelhecimento e até mesmo na prevenção de doenças sérias, como problemas cardiovasculares, diabetes, catarata e Parkinson.

Leia mais: Alimentos ricos em vitamina E para comer mais

Combate o excesso de acidez estomacal

O excesso de acidez do estômago pode causar diversos problemas de saúde e, por isso, regular o pH estomacal é tão importante. Nesse sentido, a bebida pode ajudar, evitando a azia, o refluxo e demais problemas.

Alivia as cólicas menstruais

Além de atuar no alívio de dores musculares de forma geral, atua no combate a dores incômodas do período menstrual, ou seja, as cólicas. Por isso, esse chá pode ser um grande aliado da saúde feminina nesse período, além de fortalecer a musculatura do útero.

Leia também: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM

Combate o inchaço e previne a retenção hídrica

Ainda, o picão-preto possui propriedades diuréticas, dessa forma, a bebida previne a retenção de líquido, a qual poderia causar o inchaço.

Como preparar o chá de picão-preto

  • Folhas secas de picão-preto
  • Água fervente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo