Chá de orégano: Benefícios e como fazer a bebida

O chá de orégano é a bebida preparada pela erva mais comumente usada como tempero. O orégano, entretanto, é rico em diversas propriedades que, quando ingeridas na forma de chá, pode beneficiar muito a saúde. Ainda, pode ajudar na perda de peso, porém, mais do que isso, ela pode ajudar no fortalecimento da imunidade, entre outras maneiras que o chá favorece a saúde.

Benefícios do chá de orégano

Fortalece a imunidade

Por ser antioxidante (é rico em vitamina A e vitamina C), o orégano pode ajudar a fortalecer a imunidade. Por isso, beber o chá pode ser uma forma de tornar o organismo menos propenso a doenças, infecções e inflamações.

Leia também: Ervas antivirais para fortalecer a imunidade e combater infecções

Pode ajudar na digestão

O orégano quando consumido na comida pode ajudar na digestão, afinal, é uma boa fonte de fibras, além de evitar a retenção de líquido e desidratação. Também combate a flatulência e a sensação de estufamento depois de uma refeição.

Ajuda a regular o ciclo menstrual

O chá de orégano pode ser especialmente benéfico para mulheres, uma vez que suas propriedades ajudam na regulação do ciclo menstrual e, durante a menstruação, alivia cólicas.

Sono mais relaxante

Se ingerido antes da hora de dormir, o chá de orégano pode te garantir um sono mais calmo e relaxante. Além disso, outros chás relaxantes para beber antes de ir para a cama são o de camomila, de erva cidreira, de hortelã, entre outros.

Receita de chá de orégano seco

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de orégano secas
  • 1 xícara de chá de água

Modo de preparo

Aqueça a água até ferver, desligue. Em uma xícara com as folhas de orégano, acrescente a água, tampe e deixe abafar. Quando estiver morno ou frio, beba.

Leia também: As melhores ervas para a saúde do cérebro

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo