Chá de macela: Propriedades e benefícios da bebida

O chá de macela, também chamado de chá de marcela e chá de alecrim-de-parede, é feito a partir das folhas secas da planta medicinal de mesmo nome. Em princípio, o chá é conhecido por seus grandes benefícios para a saúde. 

Muito consumida no Brasil, a planta em questão pode ser facilmente encontrada em lojas especializadas e também nas feiras-livres. Além dessa facilidade, é uma erva de baixo custo, bastante acessível.

Propriedades do chá de macela

Sua propriedade que mais chama atenção é seu forte potencial calmante, que se deve à semelhança com a camomila, cujas propriedades calmantes são popularmente conhecidas e cientificamente comprovadas, especialmente por quem busca dormir melhor. Por isso, a macela também beneficia muito quem sofre com os sintomas típicos da ansiedade, do estresse crônico e até insônia. Além disso, a macela é naturalmente analgésica e anti-inflamatória

Leia também: Mel com limão: Remédio para tudo ou lenda urbana?

Benefícios do chá de macela

Leia mais: 8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Como consumir a macela

A macela é mais consumida na forma de chá, mas há outras formas de se beneficiar de suas ricas propriedades. Por exemplo, é possível fazer uso das pétalas de suas flores, pois a ação calmante reside especialmente nessa porção da planta.

Leia mais: Ervas antivirais para fortalecer a imunidade e combater infecções

Ainda, é possível encontrar o óleo de macela à venda em lojas de produtos naturais. Além disso, também pode ser usada em forma de tintura e extrato seco.

Por fim, não estão descritos efeitos colaterais da macela. Porém, ela não é indicada para durante a gravidez.

Leia também: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo