Chá-de-java: Propriedades e benefícios para a saúde

O chá-de-java é feito das folhas da java, planta também conhecida como bariflora, rica em propriedades medicinais, as quais são usadas para diferentes finalidades. A java é mais comum na Austrália e em países do continente asiático.

Benefícios do chá-de-java

Combate o inchaço e a retenção hídrica

Diurética, a bebida ajuda a combater a retenção de líquido, assim, prevenindo o inchaço. Por isso, atua na eliminação de toxinas do organismo, o que consequentemente beneficia a imunidade e protege órgãos vitais como o fígado e os rins. Ainda, trabalha a favor da digestão e da prevenção da prisão de ventre.

Ajuda no processo de emagrecimento

Não é exatamente a bebida que ajuda a prevenir o ganho de gordura, mas as cápsulas que são feitas a partir do chá atuam na perda de gordura corporal, ou seja, facilitam o emagrecimento. Em resumo, elas são compostas pelas propriedades da java que dificultam o ganho de tecido adiposo, junto a fibras que auxiliam na sensação de saciedade. Além disso, favorece o controle do colesterol.

Leia também: Glucomannan: Conheça o suplemento e seus benefícios

Protege a saúde do coração

Ao ajudar no melhor controle do colesterol, o chá-de-java protege a saúde cardiovascular e previne doenças que poderiam prejudicá-la, como a hipertensão. Além disso, as propriedades da java também ajudam a controlar a pressão arterial.

Fortalece a imunidade e ajuda no tratamento de diversas doenças

A java é antioxidante e antibacteriana, por isso,fortalece a ação protetora do sistema imunológico, como demonstrado em um estudo promovido pela Universidade de Chung Shan, em Taiwan.

Ainda, a planta também pode ser utilizada no tratamento de distúrbios na bexiga, nos rins, no fígado e na bile, além de ajudar a tratar gota, dores nas articulações e mais.

Contraindicações do chá-de-java

  • Pacientes de problemas cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca
  • Também, em casos de insuficiência renal deve ser evitado
  • Grávidas e lactantes
  • Em casos de problemas gastrointestinais (úlceras e gastrite)

Como preparar o chá-de-java

A princípio, adicione uma colher de sopa da erva junto a meio litro de água em temperatura ambiente. Em seguida, ferva a mistura e desligue após alguns minutos quando estiver chegado ao ponto. Deixe a bebida abafar por alguns minutos e, logo, elá está pronta para consumo. Consuma até 3 xícaras por dia.

Leia também: Chá de tanchagem: Como a bebida pode beneficiar a saúde

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo