Chá de jasmim: Conheça os usos medicinais da bebida

O chá de jasmim é feito a partir da flor de jasmim (ou yasamin), mais encontrada na Índia e também na China. Além de serem usadas para fazer o aromático chá, elas também estão presentes em rituais culturais, na fabricação de óleos e perfumes e mais.

A presença de flores de jasmim no chá pode oferecer estímulos sedativos ao organismo, o seu cheiro estimular o corpo a liberar sensações de tranquilidade e bem-estar.

Benefícios do chá de jasmim

Protege a saúde do estômago

O tumor gastrointestinal é um tipo de câncer que se desenvolve no sistema digestivo, portanto, não afeta apenas o estômago, mas também o esôfago e o intestino em suas três partes. Felizmente, como demonstrado em um estudo promovido por cientistas chineses, o consumo do chá de jasmim pode reduzir o risco desse diagnóstico.

Combate inflamações

A planta é fonte de antioxidantes, especialmente polifenóis, que ajudam a prevenir e combater inflamações no corpo. Assim, incluir o chá de jasmim na rotina pode fortalecer a imunidade e prevenir problemas como a gripe e resfriados, mais suscetíveis a prejudicar o organismo quando o sistema imunológico está enfraquecido.

Alivia sintomas de estresse e ansiedade

O chá de jasmim é naturalmente calmante e sedativo. Por isso, a bebida pode ajudar quem deseja aliviar o estresse e a ansiedade. Como confirmado em um estudo feito na Universidade de Quioto, no Japão, essa é uma bebida que beneficia o humor e a função cognitiva, além de promover a produção de serotonina e dopamina.

Leia também: Como sua pode causar estresse e ansiedade

Combate dores

A flor contém ácido salicílico em sua composição. Esse é um analgésico natural, ou seja, ajuda a combater dores no corpo, mas principalmente dores de cabeça. Além disso, o também contém propriedades antimicrobianas, que ajudam a prevenir doenças.

Pele saudável e jovem

Devido à abundância em antioxidantes, também beneficia a saúde e a aparência da pele, principalmente prevenindo o envelhecimento precoce, uma vez que combatem a ação de radicais livres e o consequente estresse oxidativo. Além disso, a flor de jasmim promove ação antimicrobiana e antifúngica.

Como fazer o chá de jasmim

  • Ferva cerca de 250 ml de água;
  • Quando a água já estiver em estado de ebulição, o fogo deve ser apagado;
  • Então, adicione 1 colher de sopa de flores secas de jasmim;
  • Abafe as flores e a água. Após 10 minutos, o chá estará pronto.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo