Chá de jabuticaba: Benefícios e como preparar

Preparado a partir da casca da fruta, o chá de jabuticaba possui diversos benefícios à saúde e auxilia na prevenção de acúmulo de problemas como gorduras no fígado, colesterol alto, diarreia e asma, devido principalmente a grande concentração de antioxidantes – substâncias que auxiliam na melhora da imunidade.

Além disso, a bebida se sobressai por sua riqueza em vitaminas do complexo B.

Benefícios do chá de jabuticaba

É antioxidante e fortalece a imunidade

A jabuticaba é uma fruta rica em fibras e, principalmente, antioxidantes, que estão concentrados em sua casca. Sendo assim, o chá pode ajudar a reduzir inflamações no corpo, o que fortalecerá a imunidade e ajudará a prevenir diversas doenças.

Também em razão da grande presença de antioxidantes, ajuda a garantir a aparência jovial e saudável da pele, prevenindo o envelhecimento precoce decorrente da ação de radicais livres. O combate à ação dos radicais livres também ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas graves, como câncer e Alzheimer.

Leia mais: Antocianina: Benefícios do antioxidante das frutas vermelhas

Ajuda a prevenir a anemia

Além dos antioxidantes, a jabuticaba contém alguns minerais importantes, como o ferro. A deficiência de ferro leva ao diagnóstico de anemia. Além do ferro, também contém ácido fólico, que pode beneficiar mulheres grávidas.

Leia também: Bons níveis de ferro no sangue podem retardar o envelhecimento

Protege a saúde do coração

O chá de jabuticaba atua a favor da saúde cardiovascular, ajudando a prevenir que problemas prejudiquem o coração. Em resumo, trabalha para regular a pressão arterial e o nível de colesterol no sangue.

Leia também: Vitamina K protege a saúde do coração, diz estudo

Desintoxica

Hidratante e diurético, favorece a desintoxicação do corpo por meio da eliminação de toxinas através da urina. Por fim, pode prevenir a retenção de líquido e o inchaço que ela causaria.

Como fazer o chá de jabuticaba

  • Será necessário aproximadamente uma colher de sopa de cascas de jabuticaba
  • 1 litro de água fervente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo