Chá de hibisco: Como preparar e consumir para emagrecer

Quando o assunto é bebidas que auxiliam no emagrecimento, o chá de hibisco é sempre um dos mais citados. Mas, como preparar chá de hibisco? Será que ele ajuda mesmo a perder peso?

A bebida é uma grande aliada para quem está de dieta (emagreça com o Tecnonutri) porque contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase. Essa uma enzima que transforma o amido em açúcar. Após as refeições, vai ajudar a reduzir a absorção de carboidratos. Assim, gradualmente levará à perda de peso.

A origem do chá de hibisco

O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa. Atenção, essa não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.

Benefícios

O chá conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras.

É antioxidante

O hibisco ajuda a evitar o acúmulo de gorduras. Possui ação diurética: por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos.

Impede armazenamento de gorduras

A bebida é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros. Quanto mais adipócitos, mais gordura no corpo.

Favorece a queima de gordura

Contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar.

Controla colesterol

O consumo da bebida contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e aumento do colesterol bom, HDL.

Controla pressão arterial

Estudiosos acreditam que alguns flavonoides presentes na bebida proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial.

Leia também: Tofu: O que, benefícios e receitas

Efeitos colaterais do chá de hibisco

Gestantes e lactantes devem evitar a bebida. Alguns estudos preliminares apontaram que a bebida possui ação mutagênica. Ou seja, pode interferir na estrutura dos genes do bebê, trazendo problemas.

Por ter ação diurética, o consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação.

Como preparar chá de hibisco

Ponha 200 ml de água no fogo, mas não deixe ferver completamente. Tire do fogo assim que começar a fervura. Adicione 1 col. (sopa) do hibisco. Deixe em infusão em vasilha tampada por 10 minutos.

Para melhores resultados você pode acrescentar ao chá uma colher de sopa de gengibre ralado. Pode também potencializar a ação do chá com canela ou com cavalinha (estes ingredientes adicionais são termogênicos, e aceleram o seu metabolismo. Ou seja, ajudam no seu gasto calórico ainda mais).

Revisado por

Nutricionista Vanessa Losano
Vanessa Losano
Nutricionista e coach de emagrecimento
CRN3 34283

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.