Chá de gervão: Benefícios e como preparar a bebida

O chá de gervão, planta de flores azuis também conhecida como gervão-roxo, orgibão e rinchão, é uma bebida utilizada na medicina popular para auxiliar no tratamento de dores abdominais e de estômago, febres e prisão de ventre. Também é um eficaz diurético e um tônico estimulante.

Tradicionalmente, o gervão é ajuda a controlar e aliviar sintomas da gripe e de resfriados, como tosse, febre e congestão nasal.

emagreça com o Tecnonutri) com low carb">

Benefícios do chá de gervão

Imunidade fortalecida

Anti-inflamatório, vermífugo e antibactericida, o chá de gervão ajuda a prevenir que doenças prejudiquem o organismo. Assim, a bebida fortalece a ação protetora do sistema imunológico.

Desintoxica o corpo e protege os rins

É naturalmente diurético, portanto, facilita a eliminação de toxinas pela urina – o que favorece diretamente a saúde dos rins e do fígado. Também devido à ação diurética, previne a retenção de líquido.

Leia também: Desidratação e pressão arterial: Qual a conexão?

Ajuda na cicatrização

Cicatrizante, a bebida trabalhava para manter a pele saudável e facilita o processo de cicatrização em casos de ferimentos, feridas, picadas de inseto, eczemas, bem como de acne.

Leia mais: Alimentos que ajudam na cicatrização

Previne a prisão de ventre

Gervão promove efeito laxante, por isso, não pode ser consumido em excesso. Entretanto, beber até uma xícara desse chá diariamente pode facilitar a digestão e prevenir a constipação (prisão de ventre).

Como fazer o chá de gervão em casa

  • Duas colheres de sopa de gervão
  • 500mL de água
  • Ferva por 10 minutos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo