Chá de fedegoso: Conheça os benefícios da bebida

O chá de fedegoso é feito a partir de uma planta medicinal também chamada de café negro, balambala, mangerioba, entre outros nomes. A bebida tem efeito laxante, diurético e anti-inflamatório, e pode ser utilizada para ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais.

Benefícios do chá de fedegoso

Ajuda na digestão

Naturalmente laxante, trabalha a favor da digestão. Por isso, o chá facilita o trânsito intestinal, de forma que previne a constipação, ou seja, a prisão de ventre. Não só, diminui a sensação de inchaço, bem como pode facilitar a perda de peso.

Alivia dores

A bebida promove ação analgésica, portanto, alivia dores corporais diversas, como dores musculares, de cabeça e enxaquecas.

Combate sintomas da asma e a febre

A bebida também é expectorante e por isso pode beneficiar pacientes de asma. Mas, quem sofre de outras doenças respiratórias também pode tirar proveito das propriedades do fedegoso. Além disso, ajuda a aliviar a febre.

Protege a saúde do fígado e dos rins

Ele é também diurético e ajuda na desintoxicação do corpo. Ou seja, ao estimular o fluxo urinário, acelera a eliminação de toxinas do organismo. Dessa forma, contribui com o bom funcionamento do fígado e com os rins.

Ajuda a aliviar dores menstruais

O período menstrual pode acompanhar diversos efeitos colaterais, inclusive as comuns e incômodas cólicas menstruais. Assim, o consumo do chá pode ajudar a aliviá-las.

Contraindicações e cuidados no consumo

  • Deve ser evitado por gestantes e lactantes
  • Contraindicada para crianças
  • Em excesso, pode ter efeito abortivo ou causar intoxicação renal

Como fazer o chá de fedegoso

As cascas, folhas, raízes e sementes do fedegoso podem ser utilizadas, no entanto as sementes podem ser tóxicas para o organismo quando consumidas em quantidades excessivas. As folhas secas de fedegoso podem ser encontradas à venda em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Em um recipiente próprio, adicione as folhas junto à água fervente. Após cerca de 10 minutos, a bebida estará pronta. Ainda, é importante lembrar que antes de adicionar essa bebida em sua rotina, é importante consultar um médico.

Leia também: Chá de crisântemo: Conheça seus benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo