Chá de fáfia: Propriedades e benefícios da bebida

O chá de fáfia é feito a partir de uma raiz de ricas propriedades medicinais, apelidada de “ginseng brasileiro” e “para tudo”. A bebida pode ser usada como um estimulante natural e ajuda a combater o cansaço físico e a fadiga mental.

Benefícios do chá de fáfia

Imunidade fortalecida

A fáfia é uma raiz rica em propriedades anti-inflamatórias e, por isso, o chá feito a partir dela é excelente para a imunidade, fortalecendo sua ação protetora. Como se fosse uma fortaleza, a imunidade – como chamamos o sistema imunológico – é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo. O inimigo? As mais diversas doenças que podem atrapalhar o funcionamento do organismo. 

Espanta o cansaço

Ainda, o chá é recomendado para combater o cansaço físico, bem como mental – também chamado de fadiga. Sendo assim, pode ajudar a dar ânimo para a prática de atividades físicas.

Assim como o ginseng, uma raiz medicinal de origem asiática, as propriedades da fáfia são imunoestimulantes. Ela também tem sido apontada como favorecedora da memória.

Leia também: Melhores vitaminas para a memória e função cognitiva

Estimula a libido

A raiz também é apontada como um estimulante da libido na medicina popular, ou seja, seu consumo pode aumentar o apetite sexual. Ela ajuda na regulação hormonal, o que beneficia tanto os homens quanto as mulheres, especialmente no que diz respeito ao controle dos efeitos colaterais da menopausa.

Leia mais: Alimentos que impulsionam a libido

Protege a saúde cardiovascular

Ainda, ela favorece a circulação sanguínea e pode prevenir problemas como a hipertensão (pressão arterial elevada).

Como preparar o chá de fáfia

  • Primeiramente, chá deve ser preparado usando o pó de fáfia, o qual é encontrado à venda em lojas de produtos naturais
  • Então, adicione-o à água fervente
  • Assim, deixe no fogo por 10 minutos
  • Em seguida, coe a bebida
  • Por fim, espere a infusão se tornar morna

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo