Chá de erva-botão: O que é, para que serve e benefícios

O chá de erva-botão (Eclipta prostrata) é uma pbebida feita com a planta nativa do continente asiático, mas que pode ser encontrada em muitos lugares de clima quente, inclusive no Brasil. Ainda, trata-se de uma planta que faz parte da medicina Ayurveda, ou seja, ela é famosa por suas propriedades medicinais.

Não só, a planta, que também leva outros nomes, como hortelã-do-brejo, ajuda a proteger a saúde do fígado. Em inglês, leva o nome de false daisy, ou seja, falsa margarida, devido às suas pequenas flores brancas.

Propriedades do chá de erva-botão

A erva contém em sua composição propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, anti-hepáticas, adstringentes e mais. Também é naturalmente antibacteriana e antioxidante, de acordo com um estudo da Universidade de Kamaraj, na Índia.

Por isso, ela pode beneficiar a saúde de formas diferentes. No que diz respeito ao seu sabor, ele costuma ser descrito como “quente, amargo e seco”.

Leia também: Dong quai: O que é, para que serve e benefícios da erva

Benefícios do chá de erva-botão para a saúde

Protege o fígado

O chá de erva-botão pode ajudar a proteger a saúde do fígado, de forma que reduz o risco de doenças como a hepatite, ou seja, a inflamação no órgão. Além disso, pode evitar o acúmulo de gordura no mesmo e a desintoxicá-lo.

Leia mais: Alimentos para limpar o fígado

Pele saudável

Não só, protege também a pele, principalmente no que diz respeito aos processos inflamatórios.

Basicamente, a inflamação da pele pode causar desde o envelhecimento precoce até acne. Além disso, ela ajuda na cicatrização, por isso pode acelerar o processo de recuperação da pele depois de um ferimento, inclusive as picadas de inseto.

Leia também: Melhores vitaminas para combater inflamações

Ossos fortes

A erva ajuda o corpo a absorver melhor o cálcio, um mineral essencial para a saúde, força e densidade dos ossos. Por isso, a bebida pode ajudar na prevenção de problemas como, por exemplo, a osteoporose.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos ossos

Chá de erva-botão fortalece a imunidade

Também em razão de suas propriedades anti-inflamatórias, ela ajuda a fortalecer a imunidade. Sendo assim, garante maior proteção ao corpo e reduz o risco de doenças como a gripe e resfriados.

Leia também: Mitos sobre a imunidade que você precisa conhecer

Ajuda no funcionamento do intestino

Por fim, também ajuda a evitar a constipação (prisão de ventre), pois auxilia no funcionamento do intestino e na digestão, de forma geral. Não só, ambém ajuda a evitar a inflamação do intestino e a acalmar o estômago.

Leia mais: Hábitos que atrapalham a saúde do intestino

Como usar a erva-botão

Além do chá, a erva pode ser usada:

  • Extrato
  • Em pó
  • Na culinária (comum em Bali, ilha na Indonésia)
  • No mel (comum na Índia)
erva-botão
Pó de erva-botão seca

Leia também: Erva-de-são-joão: O que é, suas propriedades e benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo