Chá de endro: Benefícios da bebida e suas propriedades

O chá de endro é a bebida preparada a partir da fervura da erva aromática chamada endro, que é parecida com a salsa e cheia de boas propriedades. Por isso, o consumo deste chá pode beneficiar a saúde.

O endro é rico em fibras, vitaminas como a C e minerais, principalmente ferro.

Benefícios de incluir o chá de endro na rotina

Efeito calmante

O endro é uma erva aromática de propriedades naturalmente calmantes e relaxantes, por isso, a bebida pode ajudar a combater sintomas de ansiedade, estresse, insônia e até depressão. Além de acalmar o corpo, também pode ajudar a aliviar dores.

Ajuda na digestão

A infusão da erva ajuda na digestão w pode beneficiar especialmente quem deseja combater a constipação, ou seja, a prisão de ventre – de 2 a 3 xícaras diariamente são recomendadas. Além disso, a bebida é hidratante e diurética, o que também facilita o trânsito intestinal e previne a retenção de líquido.

Fonte de vitamina C e ferro

Rico em vitamina C e ferro, o endro pode ajudar a fortalecer a imunidade, bem como ajudar a prevenir a anemia. Além disso, devido às propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar a prevenir doenças decorrentes de processos inflamatórios, como é o caso de Alzheimer e determinados tipos de câncer. O estudo que apontou esse efeito foi promovido por cientistas do Irã.

Ajuda a controlar o ciclo menstrual

O chá de endro age diretamente no controle do ciclo menstrual e trabalha também no alívio de seus sintomas, como as cólicas.

Leia também: Comer frutas e vegetais pode aliviar os sintomas da menopausa

Como fazer chá de endro

Para preparar a bebida, a medida é: 1 colher de sopa de endro para cada xícara de água fervente. Para aliviar o sabor da bebida, é possível misturá-lo com camomila.

Quem deve evitar o chá de endro

  • Grávidas e lactantes (fase de amamentação)
  • Crianças – é recomendado consultar antes um pediatra de confiança

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo