Chá de cúrcuma: Os benefícios da bebida

A cúrcuma, não apenas extremamente benéfica quando usada como condimento, também dá origem a uma excelente bebida: o chá de cúrcuma. Com sua cor amarelo-alaranjada, o açafrão-da-terra é conhecido por muitos nomes: cúrcuma, açafrão-da-índia e gengibre amarelo.

Seu principal componente é a curcumina, que intriga pesquisadores por conta do alto potencial antioxidante, que auxilia o organismo no combate aos radicais livres, associados a doenças cardiovasculares. 

No Oriente Médio e na Ásia, ele vem sendo usado como fitoterápico há mais de 4 mil anos. Hoje, a ciência mostra que seu consumo atua também na prevenção de Alzheimer. 

Rico em vitaminas, o chá é especialmente abundante em vitamina C e B6. Além disso, minerais como potássio, ferro e manganês também fazem parte de sua composição.

Além disso, acrescentar o açafrão-da-terra na alimentação previne determinados tipos de câncer, pois seus nutrientes têm efeito sobre proteínas que regulam a proliferação das células, característica essencial da doença. 

Benefícios do chá de cúrcuma

É um relaxante natural

Além de beneficiar diretamente a saúde física, o chá de cúrcuma age também como um relaxante natural. Por isso, é excelente para a saúde mental. Assim, recomenda-se seu consumo antes de dormir ou logo pela manhã.

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Melhora a digestão

Tal qual a cúrcuma usada como tempero, o chá é benéfico para a saúde da flora intestinal, facilitando a digestão e, consequentemente, facilitando o emagrecimento. 

Ajuda na recuperação muscular

Abundante em ferro, a bebida ajuda na recuperação muscular, assim como na cicatrização e na hidratação da pele. Além disso, pode beneficiar também a circulação sanguínea. 

Como consumir o chá de cúrcuma

A princípio, é possível fazer a infusão do pó de cúrcuma, o mesmo usado como tempero. Entre 10 a 15 minutos, aqueça a água e adicione o condimento. Esse pó pode ser encontrado em mercados e lojas de produtos naturais.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo