Chá de crisântemo: Conheça seus benefícios

O chá de crisântemo é benéfico para a saúde de diversas maneiras, o que se deve principalmente ao fato de ele ser altamente antioxidante e calmante. Cristântemo é uma flor que nasce ao longo de todo o ano. Ela tem propriedades tem sido cada vez mais estudadas – apesar do chá fazer parte da Medicina Alternativa Chinesa já há milhares de anos.

Benefícios do chá de crisântemo

Fortalece a imunidade

Antioxidante, previne que doenças inflamatórias se aloquem no corpo. Sendo assim, ao beber o chá de crisântemo a imunidade é fortalecida, de forma que a ação protetora do sistema imunológico torna-se mais eficiente. Além dos antioxidantes presentes na bebida, também contém vitamina C.

Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

É também graças à ação antioxidante e anti-inflamatória que a bebida previne o envelhecimento precoce. Dessa forma, combate a ação dos radicais livres no corpo, que causariam estresse oxidativo, principal responsável pelo aparecimento de rugas e linhas de expressão na pele. Além disso, o estresse oxidativo pode levar ao diagnóstico de doenças graves como câncer e Alzheimer.

Alivia dores de cabeça e enxaquecas

Por ser calmante, ajuda a aliviar dores diversas, mas principalmente as dores de cabeça e as enxaquecas – que podem ter efeitos colaterais como náuseas e a sensibilidade à luz e ao som.

Leia também: Enxaqueca: Alimentos que ajudam a aliviar a dor

Melhora a qualidade do sono

Por ser calmante, o chá ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, do estresse, bem como a dificuldade de dormir, garantindo um sono mais calmo e profundo.

Efeito desintoxicante

A bebida é naturalmente diurética, ou seja, provoca o aumento do fluxo urinário. Portanto, facilita o trabalho dos rins: desintoxicar o organismo. Além disso, ajuda a prevenir a retenção de líquido, que pode causar sensação de inchaço.

Protege a saúde do coração

Um estudo recentemente feito na Universidade de Zhejiang, na China, indicou que o chá de crisântemo promove efeitos positivos em relação à saúde cardiovascular, especialmente ao proteger a saúde dos vasos sanguíneos. Além disso, atua no processo de oxigenação cerebral.

Como fazer o chá de crisântemo

  • A princípio, será necessária uma flor inteira de crisântemo, mas as folhas da planta também podem ser usadas;
  • Em seguida, separe um litro de água corrente e nele deposite as flores e as folhas;
  • Ferva a água junto às flores e às folhas. Em alguns minutos, o chá estará pronto.

Leia também: Chá de vitex: Conheça as propriedades e benefícios da bebida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo