Chá de cevada: Conheça os benefícios da bebida

A cevada é muito conhecida pelos apreciadores de cerveja. Mas, o que nem todos sabem é que esse cereal nutritivo pode dar origem a uma deliciosa e refrescante bebida: o chá de cevada. Ele é consumido o ano todo em países asiáticos como China e Japão, principalmente no verão. Este chá não contém cafeína, razão pela qual é indicado para idosos e crianças.

Benefícios do chá de cevada

Melhora a respiração e alivia sintomas da gripe

O chá de cevada auxilia no combate a doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite. Ainda, ajuda a aliviar sintomas como tosse, congestão nasal e dor de garganta. Não só, promove a redução da inflamação da membrana mucosa dos brônquios.

Leia também: Levedo de cerveja: propriedades, benefícios e como consumir

Reduz o estresse e sintomas da ansiedade

O chá é tradicional da medicina chinesa, especialmente por promover efeito calmante. Por isso, graças à ação calmante, pode aliviar o estresse e seus sintomas, bem como a ansiedade e seus efeitos colaterais.

Combate a insônia e garante um sono mais calmo

Calmante e relaxante, ele também combate a insônia. Ou seja, uma xícara desse chá antes de dormir pode ajudar a prevenir a dificuldade de relaxar durante a noite. Em resumo, a bebida promove um sono mais calmo e longo. Entretanto, apesar de ser calmante, ele também atua para combater a fadiga, ou seja, o cansaço excessivo.

Leia também: Acordar no meio da noite e ficar com insônia: O que fazer

Fortalece a imunidade e previne doenças graves

A bebida é também anti-inflamatória, pois é rica em antioxidantes, como a quercetina. Por isso, seu consumo pode ajudar a prevenir que doenças inflamatórias prejudiquem o organismo. Ainda, combate a ação dos radicais livres, que são responsáveis pelo estresse oxidativo – relacionado ao envelhecimento precoce e a doenças como o Alzheimer e o certos tipos de câncer.

Protege a saúde dos dentes

Naturalmente antibacteriano, o chá de cevada protege a saúde dentária. Basicamente, a bebida pode prevenir o desenvolvimento das bactérias estreptococos, relacionadas a diversos distúrbios, inclusive a formação de cáries nos dentes. Não só, elas também estão ligadas à faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite.

Leia mais: Alimentos que protegem os dentes

Como fazer o chá de cevada

  • Lave bem os grãos de cevada com água em um recipiente grande;
  • Adicione 1 litro de água em uma panela e adicione outros ingredientes à sua escolha, sendo a canela uma boa opção;
  • Em seguida, adicione os grãos de cevada já lavados e tostados à panela;
  • Após cerca de 10 minutos, o chá estará pronto. Sirva-o quando morno.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo